Ainda pensando para onde viajar? Que tal começar a olhar para o seu continente, que apresenta uma excepcional riqueza de praias, montanhas, desertos, salares, florestas, atrações históricas, cidades cosmopolitas e belezas naturais de fazer inveja a qualquer outra região do mundo. E fica tudo aqui, do nosso lado, bem pertinho.
1 – A Argentina: porque o fim da era Kirchner traz novos ventos ao país; além do que, a Patagônia é melhor de ser visitada durante o verão.
Zizo Asnis/O Viajante
Glaciar Perito Moreno, em El Calafate, na Patagônia argentina
2 – O Chile: porque você pode encontrar o Deserto do Atacama todo florido; ou vá para o sul, porque esta é a melhor época para se aventurar pelo Parque Torres del Paine.
Zizo Asnis/O Viajante
Parque Nacional de Torres de Paine, na Patagônia chilena
3 – O Uruguai: porque a litoral do país é um dos mais bacanas do continente, e é bom você ir logo, pois cada vez mais turistas estão descobrindo isso.
Zizo Asnis/O Viajante
Cabo Polonio, no litoral uruguaio
4 – O Paraguai: porque Assunção está se consolidando como um bom polo gastronômico e cultural na América do Sul, e de quebra, ainda tem algumas das Missões Jesuíticas.
Zizo Asnis/O Viajante
Ruínas das missões jesuíticas no Paraguai, na região de Encarnación
5 – A Bolívia: porque este é um dos poucos países onde a moeda brasileira se encontra favorável; além do que, o Salar de Uyuni é espetacular.
Zizo Asnis/O Viajante
O Salar de Uyuni, a maior planície de sal do mundo
6 – O Peru: porque Machu Picchu agora pode ser vista no Google Street View, ou seja, mais promoção turística, mais visitantes… e uma hora você deve conhecer esta maravilha.
Zizo Asnis/O Viajante
Machu Picchu, a “cidade perdida dos Incas”, é uma das 7 maravilhas do mundo moderno
7 – O Equador: porque Galápagos pertence a este pequeno país e é um paraíso natural que merece ser apreciado, com promoções de passagens de tempos em tempos.
Zizo Asnis/O Viajante
O arquipélago de Galápagos; lugar ajudou Charles Darwin a desenvolver a teoria da evolução
8 – A Colômbia: porque o país agora está seguro para viajar e você até pode fazer alguns passeios que lembram a trajetória de Pablo Escobar, nos passos da série “Narcos”.
Zizo Asnis/O Viajante
Bogotá é a capital e a maior cidade da Colômbia
9 – A Venezuela: porque a nação está fazendo história ao acabar com o Chavismo e quem sabe começa a se tornar mais segura para viajar e conhecer belezas como o Salto Angel.
Francisco Becerro/Flickr/Creative Commons
Vista aérea de Salto Angel, a maior cachoeira do mundo, com 979 metros de queda
10 – A Guiana: porque a estrada que liga o país ao Brasil continua inacabada, o que garante uma viagem realmente aventureira pela região amazônica.


Vista de Georgetown, a capital da Guiana
11 – O Suriname: porque ninguém conhece o país e a capital Paramaribo é diferente de todas as capitais hispânicas do continente.
Mandy/Flickr/Creative Commons
Mesquita e sinagoga lado a lado, exemplo da diversidade do país
12 – A Guiana Francesa: porque somente um rio separa o Brasil da União Europeia, e pisar nesse território francês ultramarino é uma experiência bastante singular.
Tylda/Wikimidia Commons
Île Royale, na Guiana Francesa
13 – O Brasil: porque o nosso país é uma fonte turística inesgotável e se você realmente estiver com pouca grana, sempre tem algum lugar bacana por perto de casa para visitar.
Zizo Asnis/O Viajante
A Pedra Furada, um dos famosos cartões-postais de Jericoacoara, no litoral do Ceará