O Rio Grande do Sul oferece um mundo de possibilidades ao viajante. A começar pela Serra Gaúcha, um dos lugares mais visitados do estado. Com diversos eventos culturais ao longo do ano, atrações turísticas para toda a família, boa gastronomia e alguns dos melhores hotéis do país, Gramado consolidou-se como a principal cidade serrana da região.
Perto dali, os municípios que compõem o chamado Vale dos Vinhedos são outros destinos imperdíveis. Encabeçado por Bento Gonçalves, considerada a Capital Nacional do Vinho, o vale representa a herança histórica e cultural deixada pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875, revelando as grandes realizações de seus descendentes.
Porto Alegre: uma das cidades com melhor qualidade de vida
Apesar de muitos turistas desembarcarem no Aeroporto Internacional Salgado Filho, um dos cinco melhores do país, e seguir direto para o interior, um bom roteiro pelo estado deve começar pela capital Porto Alegre. Mesmo sendo uma cidade grande, com cerca de 1,5 milhão de habitantes, Porto Alegre conseguiu conservar a tranquilidade e as características de uma cidade menor.
Muitos prêmios e títulos já posicionaram Poa, como é carinhosamente chamada, como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, estudar, fazer negócios e se divertir. A metrópole do sul também é uma das mais arborizadas do país e figura constantemente nas listas e estudos que pontuam as cidades com maior qualidade de vida.
Para conhecer a capital do Rio Grande do Sul não tem mistério: as áreas de interesse turístico se concentram basicamente em três núcleos: a Praça da Alfândega, a Praça da Matriz e a orla do rio Guaíba, com 72 quilômetros de extensão.
Tem planos para viajar para Porto Alegre? Conheça os pontos turísticos imperdíveis da cidade:
Mercado Público – Construído em 1869 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município em 1979, o grandioso edifício em estilo neoclássico abriga o Mercado Público de Porto Alegre. Estima-se que cerca de cem mil pessoas circulem pelo local diariamente, entre mais de cem bancas e lojas distribuídas em dois andares. No mercado é possível encontrar de tudo um pouco, desde artesanato e produtos típicos para um bom chimarrão até frutas exóticas e temperos da culinária internacional. Restaurantes, lanchonetes, cafés e sorveterias completam a oferta de serviços.