Evento em Nova Trento estimula o turismo religioso em Santa …

O Sebrae/SC realiza até este domingo (22), a 1ª Vitrine Religiosa, com o objetivo de fortalecer, em âmbito nacional, o turismo religioso em Santa Catarina e promover os destinos turísticos catarinenses e a produção religiosa. Fazem parte da programação do evento, que começou nessa sexta-feira (20), no Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, o Congresso Catarinense de Turismo Religioso e a Feira de Roteiros Turísticos e Produtos Religiosos. Os organizadores esperam um público de 10 mil pessoas entre empresários do setor, profissionais e estudantes de turismo, empresas organizadoras de turismo religioso, fiéis e turistas.

O evento é mais uma ação do Projeto de Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas, coordenado pelo Sebrae/SC, em parceria com o Santuário de Santa Paulina, o Ministério do Turismo, a Prefeitura de Nova Trento e municípios de São João Batista, Canelinha, Tijucas, Brusque e Major Gercino, além do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte e da Santur.

Na feira, expositores de produtos e serviços ligados ao turismo religioso mostram as atrações dos dez principais destinos religiosos de Santa Catarina e dos municípios do Vale do Rio Tijucas, denominado Vale Sagrado Catarinense. “Também organizamos uma vasta programação paralela, como a Caminhada Noturna pelo Santuário de Santa Paulina, apresentações com músicos religiosos, gastronomia típica e encontros dos Destinos Religiosos”, explica o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Sérgio Fernandes Cardoso.

O Congresso Catarinense de Turismo Religioso será dividido em dois dias, sendo que um deles abordará o Turismo Religioso com temas sobre o desenvolvimento de roteiros e produtos turísticos, comercialização, perfil do consumidor, tendências e empreendedorismo no segmento. No segundo dia, a temática será sobre Fitoterápicos e Tratamentos Naturais envolvendo assuntos sobre a Pastoral da Saúde, uso de fitoterápicos na rede pública de saúde e nutrição funcional, além do relato de experiência do Centro de Terapia Natural do Santuário de Santa Paulina

“A região de Nova Trento recebe mensalmente 60 mil visitantes. Apesar disso, detectamos que a região precisa agregar valor aos seus produtos, ampliar a permanência dos visitantes e diminuir a sazonalidade. Essa Vitrine Religiosa é o primeiro passo para mudarmos esse cenário e tornar a região referência nacional de excelência no turismo religioso”, projeta Sérgio.