A Lab Turismo Consultoria, empresa de Porto Seguro (BA) e referência no setor turístico brasileiro, acaba de conquistar o selo Turismo Carbono Neutro, em parceria com a Compensei Sustentabilidade, empresa especializada em descarbonização de empresas e eventos.
O processo incluiu o inventário completo das emissões de gases de efeito estufa (GEE) da operação, realizado por meio do Carbonômetro, plataforma oficial da Compensei validada pela Bureau Veritas conforme a norma ABNT NBR ISO 14064. A partir desse diagnóstico, foram identificadas as principais fontes de emissão, repassadas orientações de redução, além da compensação das emissões remanescentes com créditos de carbono certificados.
Esse movimento está alinhado ao compromisso global estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio da Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo, que reforça a urgência de reduzir pela metade as emissões de carbono do setor até 2030 e alcançar a neutralidade climática até 2050.
Serra do Amolar, pantanal do Mato Grosso do Sul – Divulgação: Fundtur-MS
A Compensei Sustentabilidade, signatária dessa declaração atua para engajar empresas brasileiras na Agenda de Ação Climática, estimulando a medição, redução e compensação das emissões de GEE como parte da construção de um turismo regenerativo e de baixo carbono.
Para a CEO da Compensei, Vilena Silva, essa conquista representa mais um passo importante na transição climática do turismo brasileiro: “Cada empresa que se torna carbono neutro inspira outras a agir. Estamos construindo um movimento real de descarbonização do turismo, com base em dados, transparência e impacto positivo.”
Segundo Richard Alves, diretor da Lab Turismo Consultoria, “essa iniciativa reforça nosso posicionamento como referência em turismo responsável e baixo carbono. Estamos muito satisfeitos em fazer parte deste grupo de negócios que já vem reduzindo e compensando suas emissões de CO2”.
A neutralização das emissões foi realizada no projeto Serra do Amolar no Pantanal, projeto ambiental certificado pela Verra, que contribui para fomentar a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável de comunidades locais.



