Mágica, desconcertante, fascinante, caótica. A Índia carrega um monte de adjetivos conflitantes e engloba uma variedade incomparável de belezas naturais, culturas, cidades e pessoas de todos os tipos. Muitos não consideram o país seguro para viajar sozinho, especialmente as mulheres, mas bastam algumas horas no país para que as qualidades se sobreponham aos problemas.
Dos tesouros culturais, destaca-se o Taj Mahal, um dos mais belos Patrimônios da Unesco e motivo de inspiração para muitos romancistas, cineastas, músicos e poetas ao redor do mundo. Os sítios arqueológicos também são outros atrativos turísticos importantes. As Grutas de Ellora, no estado de Maharashtra, formam um dos complexos de ruínas mais visitados do planeta.
O país também abriga atrações naturais exuberantes. De rios fantásticos, como o sagrado Ganges, a lagos espetaculares, o território indiano tem lugares que, às vezes, em um primeiro momento, não estão no imaginário dos turistas quando pensam sobre a Índia. Outro exemplo são as praias paradisíacas de Goa, algumas incomuns e outras completamente isoladas e desconhecidas.
Em um país com grandes proporções, é até difícil saber o que priorizar durante uma viagem. Tudo, claro, depende da preferência pessoal, mas o fato é que há lugares que sempre permanecerão mais populares que os outros.
De monumentos históricos a marcos naturais, confira os cartões-postais mais belos da Índia e que não podem faltar no roteiro de viagem:
Templo Dourado – Situado na cidade de Amritsar, a noroeste do país, o Templo Dourado é parte do complexo chamado Harmandir Sahib (ou Darbar Sahib) e principal local de adoração sique. Muitos peregrinos procuram o lugar diariamente para se banhar nas águas sagradas do Amrit Sarovar, o espelho d’água que cerca o santuário e que deu o nome à cidade que se desenvolveu ao redor dele. O tanque é conhecido por suas propriedades curativas.
O templo em si apresenta uma mistura de elementos arquitetônicos hindus e islâmicos, com destaque para a grande cúpula com 750 quilos de ouro. À noite, a construção fica particularmente bonita, quando recebe uma iluminação especial.