Alunos de escola pública criam mapa tátil para cegos

Alunos de uma escola pública de Minas criaram um mapa da América do Sul tátil, em alto-relevo e com surpresas, para que cegos compreendam parte do planeta onde vivemos.

É o “Geografia Para Todos os Sentidos” onde os rios são sulcos, com água, o deserto de sal dos Andes tem sal de verdade.

Tem também fios que guiam informações escritas em Braille.

O mapa foi feito por alunos do Colégio Militar de Juiz de Fora, Minas Gerais e ficou exposto no Colégio Militar de Brasília, durante o 2º. Desafio Global do Conhecimento.

Os autores foram os estudantes do oitavo ano: Matheus Sant’anna Toledo, Gabriella Lamarca Furtado e Marcelle Andrade Ferrarez, orientados pelo professor 1º Tenente Erodice Vagner da Costa.

O trabalho – feito para atender às necessidades de deficientes visuais, facilitar a inclusão e a acessibilidade com realidade visual de fatores fisiográficos – acabou atingindo também outros públicos, como alunos com TDA (Transtorno de Déficit de Atenção), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) e autistas.

Continue lendo aqui 

Créditos: Foto: Hugo Veiga / SNB

Alunos testam mapa acessível; foto: Hugo Veiga / SNB

  • Veja também:

Startup torna filmes acessíveis a pessoas com deficiência

Imagem AutorImagem Autor

O SóNotíciaBoa é uma plataforma de comunicação positiva que desde 2011 trabalha com jornalismo positivo na web. Sua missão é usar a informação para melhorar o dia das pessoas

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário
da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.