Aos 86 anos, Mickey ainda anda de bermudo vermelho e sapatos amarelos que parecem pantufas. Mas agora recebe parte de seus visitantes com mais cerimnia, em casas luxuosas no Golden Oak, condomnio exclusivo dentro do Walt Disney World Resort, em Orlando, na Flrida.
Ao redor do condomnio, h uma rea verde to bem cuidada que parece de desenho animado. ali que ficam os parques de diverso do grupo, como o Magic Kingdom, Epcot, Disney’s Hollywood Studios e Animal Kingdom.
Caco Neves
As casas foram projetadas pelos “imagineers” -engenheiros da Disney responsveis pela criao de todos os parques da marca. E foram construdas para parecerem castelos, feitas de pedra e com piscina, sauna, lareira, rea externa e jardim.
As menores tm 280 m2, as maiores, chegam a 3.000 m2. Os preos comeam com US$ 1,7 milho (R$ 5,1 milhes) e podem chegar a US$ 8 milhes (R$ 24 milhes). E no podem ser alugadas para temporadas, s esto abertas para venda.
J foram construdas e vendidas cem casas das 400 previstas. O Brasil est no segundo lugar na lista de compradores, atrs apenas dos prprios americanos. Cerca de 15% das residncias foram compradas por brasileiros, a maioria paulista, com mais de 50 anos. Os compradores pedem para ter a identidade preservada. O nico que no se importa com isso o cantor Luciano (dupla de Zez di Camargo), um dos proprietrios.
A proposta do Golden Oak que os donos das casas tenham uma vivncia exclusiva dos parques com seus familiares e amigos. “Os compradores so pessoas com uma ligao profunda com a Disney, que vm sempre para c”, diz Page Piece, vice-presidente da Disney Resort, responsvel pelo condomnio.
L dentro h um clube privado, o Summerhouse, com piscinas, sala de jogos e um restaurante sofisticado, o Markham’s, com pratos elaborados e bem preparados, como o Columbia River Salmon, um salmo grelhado acompanhando de po de abbora.
Como parte dos privilgios dos proprietrios est o servio de um “concierge” que cuida dos ingressos e transportes para os parques.
SEM CASA PRPRIA
Comprar uma propriedade de milhes de dlares no a nica maneira de ter tratamento VIP na Disney. J h alguns anos os “concierges” esto entre as opes disponveis para quem est disposto a pagar mais. Os pacotes com mais mimos comearam a existir para atender celebridades que queriam curtir os brinquedos e no conseguiam, diante do assdio dos frequentadores. Mas hoje, muita gente que quer apenas otimizar o tempo na Disney faz uso desse tipo de servio.
Os “concierges” falam vrias lnguas, principalmente portugus, por conta da grande procura de brasileiros. E buscam e levam nos hotis, traam um roteiro personalizado, garantem prioridade nas filas e colocam os visitantes em lugares reservados nos shows e desfiles. O custo varia de US$ 315 (R$ 945) a U$ 380 (R$ 1140) a hora (mnimo de seis horas) para grupos de at dez pessoas.
O publicitrio paulista Washington Olivetto testou a mordomia numa viagem com os filhos gmeos, Antnia e Theo, de 10 anos. ” um servio bem estruturado e compensa, pois o que se gasta com o guia se economiza com o nmero de dias na Disney. Voc consegue fazer tudo em menos tempo”, pondera.
Autor do livro “S os Patetas Jantam Mal na Disney” (2011, editora Panda Books), Olivetto diz ter se surpreendido com a qualidade dos restaurantes por l. “Jantei bem todos os dias”, conta ele, que se define com um “gurioso”, mix de gourmet com curioso.
O publicitrio se hospedou no Grand Floridian Resort Spa, dentro do complexo da Disney, onde fica o restaurante Victoria Albert’s, eleito um dos cinco melhores de Orlando pelo site de viagens TripAdvisor.
Ali, o preo mdio de um jantar, que inclui pratos como o kobe beef australiano com pur de batatas e alho defumado, custa em mdia US$ 150 (R$ 450). Enquanto o hambrguer com fritas no parque custa de U$ 15
(R$ 45) a U$ 30 (R$ 90), em locais como o Be Our Guest Restaurant.
Outro item lanado recentemente para os clientes mais exigentes da Disney uma pulseira “high tech” que funciona como um carto de crdito para que os visitantes possam transitar livremente pelos parques sem levar a carteira. O acessrio com a cara do Mickey no custa nada para quem fica hospedado nos hotis dentro do resort (so 27 no total) e ainda funciona como chave do quarto (quem no est hospedado dentro do complexo pode compr-la na internet ou nos parques por US$ 12,95).
Assim, o visitante pode sair despreocupado, de bermudo e pantufas e sem nada no bolso, como seu anfitrio.