O apresentador Evaristo Costa usou o Instagram para anunciar que vai se despedir do “Jornal Hoje”, da Globo, nesta quinta-feira (27).
“Tô saindo mesmo. Foi uma decisão muito difícil de ser tomada. Mas estou feliz por ter tomado essa decisão”, disse o jornalista em um vídeo publicado nesta manhã na rede social.
Na semana passada, o colunista do UOL Flávio Ricco revelou que o jornalista não renovaria o contrato com a emissora para passar um período sabático no exterior ao lado da mulher e das duas filhas. O país não foi revelado.
Para ajudar o Evaristo Costa, o Catraca Livre fez uma seleção de oito cidades pelo mundo ideais para um gap year (ano sábatico, na tradução livre).
Vancouver (Canadá)
Créditos: laughingmango/iStock
Área dos totens indígenas no Stanley Park, um dos cartões-postais de Vancouver; a cidade é ideal para a família de Evaristo Costa morar por um ano
O Canadá é o queridinho dos intercambistas brasileiros. Segurança, qualidade de vida e o valor do dólar canadense, mais baixo do que o americano, são os principais fatores que favorecem a procura pelo destino. Reconhecida como uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo, Vancouver oferece aos estudantes um ensino de excelente qualidade, fácil acesso à saúde, segurança, transporte e uma receptividade tão calorosa que não demora muito e você já se sente em casa.
Pequim (China)
Créditos: zhaojiankang/iStock
Antigos palácios reais da Cidade Proibida, em Pequim (China)
Fazer intercâmbio na China é uma forma de entrar em contato com a cultura do Oriente e se deparar com costumes e um estilo de vida completamente distintos dos ocidentais.
Além da diferença de hábitos, apreender o mandarim –idioma falado por cerca de 1 bilhão de pessoas– vem ganhando cada vez mais importância devido ao enorme potencial da economia chinesa.
Nova Deli (Índia)
Créditos: saiko3p/iStock
O túmulo de Humayun, mais antigo mausoléu mongol da capital indiana e que serviu de inspiração para o famoso Taj Mahal
A Índia também pode ser uma experiência que mudará sua vida para sempre. Muitas pessoas encontram ali, em meio ao caos e a grande desigualdade social, uma boa reflexão sobre a própria vida e espiritualidade, com templos de meditação belíssimos e muitos ensinamentos.
Lima (Peru)
Créditos: DC_Colombia/iStock
Em Lima, existem várias maneiras de apreciar o oceano Pacífico. Uma das mais interessantes é visitar o shopping Larcomar, que fica a céu aberto
O Peru é um país de muitas histórias e alto misticismo. Estando em sua capital você pode aproveitar para se locomover e conhecer mais de toda a região, além da facilidade de ir para os países vizinhos.
Cidade do Cabo (África do Sul)
Créditos: enkie/iStock
Bondinho leva turistas ao topo da Table Mountain, na Cidade de Cabo
Um dos principais destinos na África do Sul, a Cidade do Cabo tem bons preços e possibilita que você tenha acesso a experiências incríveis, como esportes radicais, safáris e contato com a natureza ao mesmo tempo em que está em uma cidade grande.
Roma (Itália)
Créditos: RudyBalasko/iStock
Vista das ruínas do Fórum Romano, um dos cartões-postais da capital italiana
A capital italiana mantém a história da humanidade viva e, ao mesmo tempo que você está no Velho Continente, é fácil se esquecer disso com toda a confusão nas ruas e a receptividade de seus moradores. De Roma você pode aproveitar para passar uma temporada na Toscana ou no Sul, passando por Nápoles e Sicília, desfrutando de belas paisagens e comida.
Lisboa (Portugal)
Créditos: Farbregas_Hareluya/iStock
Vista panorâmica da Praça do Comércio, cartão-postal de Lisboa
Se você quer mudar de país e fica em dúvida quanto a aprender uma nova língua, Portugal é uma excelente opção. A capital portuguesa é uma bela cidade e as vistas para o Tejo e o próprio mar garantirão bons momentos de meditação.
Nova York (EUA)
Créditos: dszc/iStock
Vista panorâmica do Central Park, em Nova York
Para muitas pessoas Nova York é a fuga de todos os problemas. A cidade não é zen e são poucos os pontos que você pode encontrar verdadeira paz em meio a tanto barulho, mas ali é onde o mundo se encontra e para quem deseja fazer essa turnê esta pode ser uma boa opção para primeira ou última parada.
Valeta (Malta)
Créditos: Freeartist/iStock
Típica rua de Valeta, capital de Malta
Essa ilha no sul da Europa cada vez mais atrai intercambistas do mundo todo. Uma das vantagens do destino é o custo, menor que em muitas regiões do continente. A natureza também chama a atenção por sua exuberância, com um mar azul e belas parias.
A vida agitada com bares, baladas e café se mistura perfeitamente com a arquitetura medieval e a segurança do local.