EUA passam a pedir informações de redes sociais para emitir visto; entenda
Um novo questionário emitido pelo governo dos Estados Unidos para a emissão de vistos passou a ser aplicado à nível mundial nesta semana, o detalhe, porém, está no acréscimo de perguntas relacionadas às redes sociais. Como nova medida de segurança, os americanos agora pedem que o aplicante forneça os perfis de todas as redes sociais que tenha participado nos últimos cinco anos, além de informações biográficas dos últimos 15 anos.
Apesar de serem questões opcionais, a falta de respostas as novas perguntas do questionamento, aprovado pelo governo no último mês, podem resultar no atraso ou cancelamento do pedido de visto. Os funcionários do consulado exigirão a informação adicional se determinarem necessário a confirmação de identidade ou conduzir medidas mais rigorosas de vetos.
Um advogado de San Francisco, Babak Yousefzadeh, afirmou que as novas questões dão poder arbitrário para os funcionários de consulados determinarem quem pode ter um visto. “Os EUA tem um dos processos de aplicações de visto mais rigorosos do mundo. A necessidade de apertar o processo mais ainda é desconhecido e incerto”, comentou.
Com informações de Skift.com