Huacachina, uma viagem ao oásis da América

Quando se fala no Peru o que logo vem à cabeça é Machu Picchu. Mas o país reserva ao viajante outros lugares surpreendentes como o oásis de Huacachina, no deserto de Paracas, no sul do país.

Huacachina é um importante centro de recreação com atividades para toda a família. O oásis conta com hotéis confortáveis, e dali é possível praticar alguns dos esportes como o sandboard.

Créditos: diegograndi/iStock

Vista panorâmica do oásis de Huacachina, em Ica, no sul do Peru

A viagem até Huacachina é cheia de atrações e paisagens de tirar o fôlego. O circuito começa na cidade de Paracas, a apenas 250 km ao sul de Lima, onde o deserto e o mar se unem de forma surpreendente.

As praias, margeadas por belas falésias, são cheias de vida e são habitat de milhões de aves provenientes do norte e do sul do continente.

Paracas é um charmoso deserto de areia fina e dunas de todos os tamanhos será cenário de grandes competições esportivas como a exigente Maratona das Areias (Marathon Des Sables), que pela primeira vez será realizada na América do Sul, em novembro, e o tradicional Rally Dakar, em 2018.

Créditos:

Região é cenário ideal para a prática de esportes de aventura como o sandboard, além de passeios de buggy

Confira abaixo alguns locais que valem a pena visitar no Circuito Sul do Peru:

Reserva Nacional de Paracas

A baía de Paracas, que forma parte da Reserva Nacional de Paracas, é um lugar ideal para a prática de esportes aquáticos, como o winkdsurf e kitesurf.

O vento forte que corre pelas tardes, vindas do deserto, é o melhor aliado para os entusiastas dessas modalidades. Mas além de ser ótimo para os esportes aquáticos, o lugar também é uma excelente alternativa para os ciclistas que querem medir suas forças nas dunas, cruzando caminhos à beira de penhascos do deserto.Combinação perfeita de exercício físico intenso com a paixão por grandes paisagens naturais.

Paracas também se destaca por ter uma oferta hoteleira de alto nível com hotéis 5 e 4 estrelas, que oferecem todas as comodidades e uma excelente gastronomia regional com influência africana.

Ilha de San Gallán, um paraíso dos surfistas

Esta não é uma praia, mas tem uma das ondas mais apreciadas pelos surfistas locais. Em San Gallán, situada na Reserva de Paracas, há uma onda direita muito divertida e com grandes seções tubulares. É importante lembrar que para realizar este esporte na ilha é necessário solicitar uma permissão ao Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas do Peru (Sernanp).

Ica, terra do sol e grandes vinhedos

Continuando 75 quilômetros mais ao sul, chega-se ao centro da cidade de Ica, “terra do sol e grandes vinhedos”. Aos arredores da cidade se encontram as melhores vinícolas do país, as mesmas que dão origem às marcas mais famosas de vinho e do pisco, a bebida emblemática de bandeira peruana.

As vinícolas oferecem passeios pelas suas instalações, explicam e fazem degustação de pisco. Também é possível almoçar enquanto se assiste a uma típica apresentação de Cavalos de Paso Peruanos, bem como do alegre Festejo (danças afro-peruanas).

Linhas de Nasca

A apenas duas horas de Ica, estão as Linhas de Nazca, chamadas assim desde a sua descoberta, em 1927. São os traços mais surpreendentes e misteriosos deixados por uma cultura forjada 300 anos antes da era cristã: o resultado de seus complexos desenhos e traçados, alguns de quase 300 metros de comprimento, são admirados e valorizados até hoje, tornando-se um dos principais destinos turísticos do Peru.

Para aqueles que querem fazer este passeio monumental é possível fazer em pequenos aviões que sobrevoam a área, dando acesso a todas as figuras, ou de pontos de observação estrategicamente localizados, permitindo a visualização de três desenhos.

Aquedutos Cantayoc

Perto das Linhas de Nasca encontram-se outras notáveis obras ​​da cultura do Peru: os aquedutos de Cantayoc, uma extensa rede de canais subterrâneos e reservatórios, e o centro cerimonial de Cahuachi, considerada a “capital” do condado de Nazca.

O lugar é composto por seis conjuntos arquitetônicos que estão localizados sobre colinas rochosas em uma área de 25 hectares. Sua principal construção é uma pirâmide de adobe de 20 metros de altura e 100 metros de comprimento colada à uma colina. Complementam o lugar várias praças cerimoniais e cemitérios onde foram encontradas inúmeras peças de cerâmica.