Por todo território norueguês existem diversos locais reconhecidos pela Unesco como patrimônios, o que significa que sua importância única para o mundo e para a humanidade foi reconhecida pelo maior órgão internacional de educação, ciência e cultura.
Por isso, antes de embarcar em uma viagem para o destino, vale a pena conferir os patrimônios existentes em cada região.
Segue abaixo alguns dos mais importantes patrimônios da Unesco localizados na Noruega:
Bryggen
Créditos: Divulgação/VisitNorway
Bryggen se tornou Patrimônio Mundial Cultural da Unesco em 1979
As casinhas coloridas do Bryggen são um dos mais importantes cartões postais de Bergen. A série de edifícios hanseáticos atualmente funciona como restaurantes, museus e pequenas lojinhas, que atraem diversos turistas durante o ano todo. Bryggen se tornou Patrimônio Mundial Cultural da Unesco em 1979 e é um ícone da história norueguesa.
Fiorde de Geiranger
Créditos: Divulgação/VisitNorway
A região de Geiranger é perfeita para diversas atividades ao ar livre
O fiorde de Geiranger é uma obra-prima da natureza, com majestosos picos nevados, cascatas intocadas e campos verdejantes. Por isso, em 2005 passou a fazer parte da selecionada lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco. A região é perfeita para diversas atividades que vão desde caminhadas em trilhas até a pesca.
Igreja de madeira de Urnes
Créditos: Divulgação/VisitNorway
Sua arquitetura chama a atenção por ser característica da era viking
Urnes é a mais antiga igreja preservada da Noruega, construída no século 12. Ela está localizada na belíssima região dos fiordes e desde 1979 é considerada um Patrimônio da Humanidade. Sua arquitetura chama a atenção por ser característica da era viking, como uma construção que se assemelha a estrutura dos barcos, onde surpreendentemente nenhum prego foi utilizado. A igreja está aberta para visitação de maio a setembro, todos os dias.
Inscrições rupestres de Alta
Créditos: Divulgação/VisitNorway
O museu está aberto durante o ano todo e oferece visitas guiadas
Na charmosa cidade de Alta, no norte da Noruega, existe um museu um tanto inusitado para o país. Por lá foram encontrados desenhos em pedra que datam do período de 7000 a 2000 AC.
Esse tesouro entrou para a lista da Unesco como patrimônio cultural em 1985 e se destaca por ser o único monumento pré-histórico da Noruega a ser reconhecido pelo órgão internacional. O museu está aberto durante o ano todo e oferece visitas guiadas.
Røros
Créditos: Divulgação/VisitNorway
Røros serviu de inspiração para o filme “Frozen”
Røros é um pequena comuna na região central da Noruega, que é considerada Patrimônio da humanidade da Unesco desde 1980. O cenário do local parece saído de um conto de fadas, não é à toa que serviu de inspiração para o filme “Frozen”, da Disney.
O destino, que também é certificado como sustentável, atrai milhares de visitantes durante o ano todo, oferecendo diferentes atividades para cada estação do ano, que vão desde passeio de trenó na neve até caminhada por uma mina do século 12.