Brasil vai divulgar SP, Florianópolis e Recife como destinos turísticos GLS

Parada Gay (Foto: Daigo Oliva/G1)Bandeira do movimento GLS durante uma Parada Gay em São Paulo (Foto: Daigo Oliva/G1)

As cidades de São Paulo, Florianópolis e Recife serão apresentadas pelo governo brasileiro como destinos “gay friendly” (abertos a turistas GLS) no encontro internacional do setor em 2015.

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) vai participar da convenção anual da International Gay and Lesbian Tourism Association (IGLTA), associação que reúne empresas especializadas nesse segmento em todo o mundo. O encontro será entre os dias 8 e 11 de abril em Los Angeles, nos EUA. 

A Associação Brasileira de Turismo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis) também vai participar do evento em Los Angeles.

A Embratur vai mostrar produtos e destinos brasileiros para 150 agentes e operadores de turismo em um almoço. O evento também terá rodadas de negócios, seminários e apresentação de boas práticas e temas relacionados. No último dia, a feira vai abrir ao público geral e os turistas em potencial vão receber materiais sobre os destinos brasileiros.

Perfil do turista LGBT
De acordo com a IGLTA, o mercado de viagens GLS movimenta US$ 54 bilhões por ano. Segundo pesquisas, turistas com esse perfil realizam em média 4 viagens por ano em período de baixa temporada e gastam mais com cultura, lazer, entretenimento e aquisição de artigos de luxo. A duração da estadia é o dobro da do turista comum.

Em 2012, o evento aconteceu pela primeira vez no Brasil, em Florianópolis. Segundo a Embratur, Recife pretende se candidatar para sediar o IGLTA em 2019.