Turismo de distrito de Friburgo, RJ, sofre com falta de sinal telefônico

Os comerciantes e hoteleiros que esperavam o feriado da Semana Santa para lucrar foram prejudicados no distrito de São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O motivo da baixa nos negócios foi a inatividade do serviço de telefonia fixa na região, que impede o uso das máquinas de cartões de crédito e de débito.

A ocupação de 100%, que deveria ser motivo de alegria para o setor hoteleiro, não garante que os empresários recebam os pagamentos pelas diárias. “Eu preciso fechar as contas e não tenho como. Já estou há cinco dias sem telefone, com a maior dificuldade para fazer reserva e passar cartão”, reclama Vanderleia Blaudt, dona de uma pousada, que explica como está lidando com a situação: “Eu dou o número da minha conta e peço para a pessoa depositar, mas é um risco”, diz a empresária.

De acordo com alguns comerciantes do distrito, o sinal de telefone fixo está com problemas há mais de um mês. “Nós já ligamos para a Telemar por quatro vezes e até agora não foi resolvido”, lamenta a comerciante Carla Pinho. “Eles informaram que já tinham vindo aqui consertar, mas isso não ocorreu”, acrescenta ela. Alguns comerciantes ainda tentaram optar por máquinas de cartões que usam rede de celular, mas até a chegada dos aparelhos, o prejuízo continua.

A Oi, responsável pela telefonia fixa do local, havia informado que iria esta semana a São Pedro da Serra, mas segundo os moradores e comerciantes, até o momento o serviço não foi normalizado. Nesta sexta (3) e sábado (4), a equipe do RJ Inter TV entrou em contato novamente com a empresa, mas até agora não obteve resposta.