O Vila Galé Clube de Campo já tinha um restaurante de inspiração alentejana, uma horta pedagógica e uma adega – a dos vinhos da Casa Santa Vitória, onde as uvas dos seus 130 hectares de vinha são transformadas em vinho. Agora, desde 15 de Abril, tem também um workshop de cozinha alentejana que acontece aos sábados e concentra o que de melhor o Clube de Campo tem: gastronomia, enoturismo e actividades ao ar livre no meio do Alentejo.
Visitámos o Vila Galé Clube de Campo em Março, o que significa que, não tendo feito o workshop – a estreia aconteceu apenas no último sábado, 15 –, ficámos a conhecer alguns dos atributos deste hotel. Atributos que fazem com que o Vila Galé Clube de Campo passe a ocupar agora um lugar na pole position para quando amigos com filhos nos pedirem sugestões para férias ou para escapadinhas de fim-de-semana.
Inaugurado em 2001 e renovado em 2014, o Clube de Campo tem 81 quartos espalhados por dois edifícios térreos. Ou seja, todos os quartos estão ao nível do rés do chão, o que significa que os dois prédios se parecem com a Cordoaria Nacional – que, refira-se, é o prédio mais comprido da Europa.
Ora entre estes prédios, a recepção, a piscina interior e o restaurante há uma praceta com uma pequena rotunda que será preciso atravessar sempre que quiser ir a algum lado. E sempre que o fizer será alta a probabilidade de encontrar crianças no caminho.
Estando na companhia de uma destas criaturas é quase garantido que terá uma estadia muito agradável assente na certeza de que não faltarão actividades para os miúdos se entreterem, e sabendo que o fuzuê que habitualmente surge quando várias crianças interagem no mesmo local não incomodará os outros hóspedes – porque, provavelmente, também eles estarão acompanhados de pessoas pequenas.
É um hotel familiar em estilo de resort e isso nota-se na oferta turística, nas piscinas com escorregas (só exteriores), na facilidade de acesso para carrinhos de bébés (não há degraus nem elevadores, tudo é plano) e nas hortas e quintas pedagóficas. Poderíamos ainda referir as aulas de canoagem ou os passeios de bicicleta ou de cavalo. O que não poderíamos referir é tiro aos pratos, actividade que parece sinónimo de diversão garantida, mas que só é permitida a quem tiver licença de caçador.
Informados de que os animais da quinta pedagógica são alimentados todas as manhãs, lá estávamos nós no dia seguinte ao check in, às 10h45, prontos para alimentar os bichos. E foi com alguma surpresa que verificámos que os adultos pareciam gostar tanto de atirar pão aos porcos vietnamitas, aos lamas, aos póneis e aos burros quanto as crianças.
A quinta fica encostada ao resort, que, por sua vez, fica no princípio da Herdade da Figueirinha, que é enorme: são mais de 1600 hectares de montes alentejanos onde cabem as instalações da Vila Galé, quase 130 hectares de vinha e ainda outros tantos de olivais e pomares (há ameixa, pêssego paraguaio, nectarina e pêra-rocha). Para se ter uma ideia do que significam 1600 hectares, imagine uma manta verde composta por 1600 campos de futebol de 11 – é assim tão grande a herdade onde fica o Vila Galé Clube de Campo.
É por não faltarem coisas para fazer que não há razão para voltar a tocar nas chaves do carro entre o check in e o o check out. Mesmo que se sinta tentado a explorar a cozinha alentejana nos restaurantes da região, não precisa de se afastar muito. O restaurante do Clube de Campo, quer no registo buffet como no serviço à carta, tem uma boa selecção de queijos e enchidos locais, além de pratos típicos como a sopa de tomate alentejana, a açorda, sopa de cação, borrego ensopado ou migas.
Quanto aos workshops culinários com que este texto começa, eles acontecem aos sábados, entre as 15h30 e as 18h30, e começam com uma visita guiada pela enóloga Patrícia Peixoto à adega e à cave dos vinhos Santa Vitória. Segue-se uma ida à horta pedagógica para colher legumes frescos. A seguir, na cozinha do hotel, o chef Romão Reis ensinará os participantes a preparar pratos típicos alentejanos usando os produtos que colhidos na horta. Os pratos que os participantes confeccionarem serão servidos ao jantar.
O workshop custa €40 para adultos e €20 para crianças até 12 anos, e inclui jantar com couvert, entrada, prato principal, sobremesa, água e vinho Versátil Santa Vitória.
Veja agora algumas fotografias do Vila Galé Clube de Campo: