Amarante e Medina del Campo lançam rede internacional de …

“Criar uma rede internacional constituída pelos melhores destinos de enoturismo dos vinhos brancos” é o objetivo do projeto fundado pelas rotas vínicas de Rueda, a partir de Medina del Campo em Espanha e do UVVA Wine Tourism, em Amarante, Portugal.

Segundo divulgou o município de Amarante, a criação desta rede pretende “realçar a excelência do produto enoturístico ligado aos Vinhos Verdes de Amarante e restante região e ao Verdejo, de Medina del Campo e da rota de Rueda, valorizando as suas especificidades, quer pelo que os aproxima, como pelo que os distingue”.

amarante - rede de enoturismo (1)

Na base da concretização deste projeto estão as candidaturas aos programas europeus Interreg Sudoe e Erasmus+.

Com o programa Interreg Sudoe serão criados pacotes de enoturismo especializados em vinhos brancos, uma parceria entre a Ruta del Vino de Rueda e a UVVA Wine Tourism. Serão ainda constituídos espaços de Welcome Center de Enoturismo, de provas e degustação gastronómica nos mercados, bem como, serão utilizadas ferramentas tecnológicas de promoção do Enoturismo e desenvolvidas campanhas de marketing da rede e das rotas com vista à sua divulgação internacional.

Através da candidatura do programa Erasmus+ será possível criar um programa de formação profissional específico para o enoturismo, baseado nas melhores práticas internacionais e envolvendo peritos internacionais.

Este projeto “surge de um encontro feliz, no âmbito do projeto City Centre Doctor, do programa Urbact da Comissão Europeia, no qual participam, entre outras cidades, Amarante e Medina del Campo e que, pelas semelhanças que aproximam as duas cidades, em termos de potencial enoturístico, decidiram realizar a 1ª edição das Jornadas Técnicas de Enoturismo, em Amarante, nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, ao abrigo do projeto Rural Growth do programa Interreg Europe da Comissão Europeia”, revelou a mesma fonte.

amarante - rede de enoturismo (2)