Turismo em Washington DC: o que fazer na capital dos EUA

Washington D.C., a capital dos Estados Unidos, é muito conhecida por ser a sede de um dos governos mais poderosos do mundo. Não é à toa que o primeiro local vem à mente é a Casa Branca, a residência oficial do presidente do país. A maioria dos turistas prefere ir para os parques temáticos de Orlando ou bater perna na cosmopolita Nova York, porém a capital pode surpreender os viajantes. Entre outras coisas, ela foi eleita pelo “New York Times” como uma das 20 cidades para visitar em 2015, pois conta atrações que vão muito além dos monumentos nacionais.

O local é capital do país desde 1791, possuindo um passado rico, repleto de marcos históricos como os pronunciamentos do ativista Martin Luther King e diversas decisões políticas. Por conta disso, Washington D.C. tem alguns dos melhores museus como a Galeria Nacional de Arte (National Gallery of Art) um dos mais frequentados do planeta, com mais de 4,2 milhões de visitantes por ano. Outros destaques são o Museu Nacional de História Natural (National Museum of Natural History), com esqueletos gigantes de dinossauros, e o Museu Nacional do Ar e do Espaço (National Air and Space Museum), com aeronaves que vão desde as pioneiras até as modernas naves espaciais. Outro local que merece ser admirado é a Biblioteca do Congresso. Além de ser uma das mais belas do mundo, representa a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos, inaugurada em 1800.

Porém, apesar de ser uma cidade bem urbana e repleta de prédios, Washington D.C. também possui passeios ao ar livre imperdíveis. A alguns minutos do centro, fica o parque urbano Rock Creek Park, que ocupa uma área de mais de 710 hectares. O local é repleto de atrações e o endereço perfeito para quem quer fazer caminhadas, correr, andar de bicicleta ou escalar. Além disso, os amantes de vinho podem incluir no roteiro a região de Loundon County, na Virgínia. É possível fazer um “bate e volta” ou incluir o destino na road trip, pois ele está a 70 quilômetros da capital. No lugar, há mais de 40 produtores de vinhos e as paisagens são belíssimas.