Adonai Aires Filho, diretor da Serra Verde Express
Agora quatro trechos da Estrada de Ferro da Serra estão imortalizados em uma série especial de selos feito pelos Correios. A tiragem, que é de 720 mil selos, apresenta a rota que liga da metrópole Curitiba à campestre Morretes. A ideia surgiu da Serra Verde Express que desejava fazer uma homenagem o trajeto que é considerada uma das principais ligações ferroviárias do estado.
Para o diretor Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda Filho, a rota tem uma importância significativa para a empresa. “Assinamos o contrato concessão em março de 1997, pois antes disso era patrimônio público. A primeira viagem foi feita somente em maio do mesmo ano, porque foram necessárias algumas restauração dos vagões”, contou.
Considerada um dos símbolos do turismo no Estado, a Estrada de Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense teve o inicio de sua começou construção em fevereiro de 1880. Sua criação tem ligação com o desenvolvimento social e econômico da região, já que era por lá que passava a produção de grãos dos estado. A execução do projeto contou com mais de 9 mil homens e totaliza 110 quilômetros de extensão, 14 túneis, 30 pontes e muitos viadutos.
Uma singularidade dos selos são a forma que foram produzidos; a partir de fotografia e computação gráfica. As quatro imagem selecionadas são três do fotógrafo profissional, Carlos Renato Fernandes, conhecido como “Tarzan” e uma do próprio diretor comercial da Serra Verde Express. “Me senti muito honrado por terem escolhido uma das minhas fotografias”, disse.