Comissões altas levam ABIH-RJ declarar “guerra” e boicotar a Decolar.com

Revoltados com a conduta do site de vendas Decolar.com, a hotelaria carioca decidiu promover a Semana do Black Out Decolar. Os hotéis do Rio de Janeiro fecharam seus canais de vendas para  o site de vendas frente à decisão da empresa de aumentar as já elevadas margens de comissionamento, que chegam a ultrapassar 20%.

Depois de uma série de queixas dos empreendimentos, uma carta foi encaminhada pela ABIH-RJ, contrária ao aumento impositivo, que visa majorar as margens de lucro de forma unilateral e sem consentimento dos parceiros. A mesma posição foi tomada pela ABIH Nacional, representando as entidades regionais. Como não houve negociação, os empreendimentos hoteleiros do Rio de Janeiro estão protestando de forma unificada, mostrando a força da categoria.

“O momento é mais do que impróprio para o setor, que batalha para manter os índices de ocupação num cenário pós-Olímpico de crise econômica. Lamentamos que a Decolar, já ciente desta posição, continue a insistir de forma agressiva para que os hotéis assinem o termo de concordância do reajuste. É importante ficar claro o papel ​de cada um nesta relação, que deveria ser parceira. O ​cliente, ​quando efetua uma reserva, ​ busca facilidade ao navegar pelas OTAs, mas o compromisso com o produto, a estrutura e os serviços prestados é assumido pelo hotel, a custos altíssimos. Não podemos ficar reféns de taxas elevadas que inviabilizam esta relação comercial”, declarou o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.