WorldSkills São Paulo 2015

Maior Competição de Educação Profissional do mundo desenvolve projeto para tornar visita do público uma experiência única

Promover a educação profissional e tornar a WorldSkills São Paulo 2015 mais atrativa e fácil de compreender são alguns dos objetivos do Visitor Experience

Com a expectativa de atrair cerca de 200 mil visitantes, a WorldSkills Competition, maior competição de educação profissional do mundo, acontecerá pela primeira vez na América Latina, no Anhembi Parque, em São Paulo, no próximo mês de agosto, entre os dias 12 e 15. Como o esperado é ter um público bastante heterogêneo e com muitas pessoas que não são especialistas nos assuntos das 50 ocupações da Competição, a organização do evento criou o “Visitor Experience”, um projeto dedicado à experiência do visitante, pensado e planejado para que o público compreenda de forma prática o universo da educação profissional e adquira o máximo de conhecimento possível.

Diversas ações compõe o projeto como: rotas de visitação, visitas guiadas e educativas, eventos paralelos, programa de conferências, plataforma digital, entre outras.

Uma das atrações do evento são os Pontos do Conhecimento (Knowledge Spots), um espaço reservado nas respectivas áreas de provas das ocupações para que os visitantes experimentem atividades interativas que envolvem habilidades e conhecimentos específicos de cada uma delas. Essas atividades serão mediadas por professores e alunos do SENAI e do SENAC (chamados de Embaixadores) que, com o uso de ferramentas tradicionais, simulações 3D e vídeos, darão orientações e informações aos visitantes sobre a Competição em si, as ocupações e as profissões relacionadas a cada uma delas.

A organização da WorldSkills São Paulo 2015 também elaborou diferentes rotas de visitação guiada, segmentadas por público e itinerário, que cobrem as diferentes áreas do Anhembi Parque. O objetivo é organizar o fluxo e o acesso dos alunos ao evento, já que é esperado um total de 67 mil estudantes do SENAI, SESI, escolas públicas, particulares e Instituições de ensino profissional (acompanhados de seus respectivos professores) para visitar a Competição.

Como a visitação tem um propósito educativo, serão disponibilizados aos professores materiais didáticos para uma preparação prévia dos estudantes, com o desenvolvimento de atividades em sala de aula. Dessa forma, pode-se relacionar os conteúdos curriculares (matemática, linguagem, ciências naturais e ciência sociais) às informações sobre as ocupações da Competição e também trabalhar conhecimentos gerais e específicos por meio de atividades interdisciplinares.

Outro atrativo é o espaço Cyber, voltado especificamente para o relaxamento e descontração dos visitantes. Com uma área de 500 m², ele contará com uma praça de alimentação com food trucks, parede de escalada, interações, jogos educativos diversos e espaço de descanso e leitura. “É importante considerar que esperamos um público bastante numeroso, composto principalmente por jovens. Por isso, estruturamos a WorldSkills São Paulo 2015 justamente para atraí-los e fazer com que se sintam à vontade durante a visitação, ao mesmo tempo em que adquirem mais conhecimento e se familiarizam com a educação profissional, as diversas ocupações e suas habilidades.”, explica Frederico Lamego, Diretor Executivo da WorldSkills São Paulo 2015.

Sobre o SENAI – O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Possui 1017 unidades espalhadas pelo Brasil e em 73 anos de existência, qualificou mais de 61 milhões de profissionais. A instituição também possui 75 parcerias internacionais em 45 países, como Estados Unidos, Canadá, Suécia, Alemanha, Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Sobre a WorldSkills – Organização global que promove a formação e o desenvolvimento de competências. Fundada em 1950, hoje possui 74 países e regiões membros, onde todos trabalham com educadores, estudantes e empresas para preparar a força de trabalho e o talento para o mercado.

A WorldSkills, que desafia jovens de todo o mundo a se tornar o melhor na ocupação de sua escolha, tem o apoio do Global Partners (GP), governos, voluntários e instituições de ensino.

Pin It

Comments are closed.