Voos fretados não precisam mais de autorização da Anac; entenda

Nova regra deve estimular turismo nos aeroportos regionais

Teve início nesta semana a nova regra para voos charters, que agora não precisam mais da autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a realização de voos. A nova regra deverá estimular a aviação regional e consequentemente o uso de aeroportos de menor porte em todo o país, impulsionando o turismo doméstico. Para o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o impacto deverá ser expressivo já que mais de 10 milhões de brasileiros poderão ingressar no mercado de viagens.

A medida contribuirá com a melhoria da infraestrutura dos aeroportos de pequeno porte que deverão passar a contar com aparelhos de raio-x e bagagens para aumentar a segurança do voo e dos passageiros, o que poderá despertar o interesse das empresas em começarem a operar voos regulares.

Para Luiz Eduardo Falco, presidente da CVC, a partir de agora os operadores poderão negociar com os destinos e os demais setores envolvidos nos voos charters com mais liberdade. “Por exemplo, um destino que reduzir tarifas e impostos como o do querosene poderá levar vantagem caso deseje receber aviões fretados ao se tornar mais competitivo”, comenta.

O diretor-executivo da Abav Nacional, Gervásio Tanabe, ressaltou que o aumento da concorrência poderá ter impacto nos custos para os passageiros, o que poderá viabilizar redução de custos, inclusive para os passageiros, além de desburocratizar os processos operacionais.

Pin It

Comments are closed.