Artigos e Entrevistas, Principais

Você conhece o hotel ambulante sem condutor?

Artigo 

Um dos maiores problemas durante as viagens é o alojamento, uma vez que este é um dos maiores gastos durante as mesmas. Hoje em dia existem uma séries de opções como aplicações que permitem encontrar alojamento a partir de amigos conhecidos.

Mas também outras ideias começam a surgir, como a ideia de um hotel amovível, imagine ir numa viagem e nunca ter de parar para reabastecer comida ou para ir a casa de banho. Steve Lee, um designer do Aprilli Design Studio, criou uma ideia que pode fazer com que isto aconteça: A Suíte de Viagem Autônoma, ou seja, um quarto de hotel sobre rodas. A suíte sem condutor teria uma zona de descanso, uma casa de banho com sanita e chuveiro e um espaço para trabalho e entretenimento, além de uma kitchenette, e poderia conter cerca de 5 pessoas. 

É simplesmente um hotel sobre rodas, que permite que qualquer viagem, quer tenha 6 ou 10 horas, seja tao confortável como permanecer no seu quarto de hotel. 

A Suite de viagem autônoma ganhou o premio deste ano do Radical Innovation Award, uma competição de design que se destina à indústria turística. Será que a ideia parece demasiado estranha de um quarto de hotel sem motorista?Afinal já existem carros sem condutor que já são testados pelas ruas dos EUA e de Londres, O CEO da Tesla, Elon Musk, diz que pretende ter veículos que se conduzem a si mesmo nas estradas até ao fim do próximo ano. 

Lee prevê que a sua Suite de transporte automático poderá estar nas estradas ate 2030 e que o veículo alimentado através de uma bateria irá levantar os viajantes em casa e leva-los a destinos que podem chegar a cerca de 10 horas de viagem. 

Seria uma alternativa aos voos domésticos de avião e de comboio, eliminando a necessidade que viajar até ao aeroporto ou ate as estações de comboio e passar pelo processo de check in e a suite também funcionaria como carro de aluguer e quarto de hotel, fornecendo mais flexibilidade, autonomia, privacidade e conforto nas viagens. Ao mesmo tempo reduziria os custos, uma vez que o preço da suíte seria menor que o de todos estes serviços necessários durante a viagem e ao contrário das viagens de carro em que o condutor muitas vezes tem de continuar longos períodos sem dormir ou ser substituído, os viajantes podem concentrar-se em diferentes atividades durante a viagem e manter as suas horas de sono, ganhando tempo de viagem.

O presidente da MMGY Global, uma organização de viagens, pensa que esta inovação poderá ser uma boa resposta à paixão dos americanos pelas viagens pelo pais, apesar de não ser muito diferente das caravanas e dos RV’s. Até o facto deste veículo não ser conduzido por ninguém não é algo de novo, uma vez que os veículos autônomos começam a surgir de todas as formas possíveis.

A questão de este tipo de suite funcionar na Europa também surgiu, uma vez que na Europa existem extensas linhas de comboio, talvez esta funcionalidade não fosse tao interessante.

*Publieditorial

Sobre o autor

Jornalista apaixonada por viagens, histórias e culturas a fim de desvendar os mistérios dos mais diversos mundos.