“Visita à Quinta do Sanguinhal promete uma experiência única”

Carlos Pereira da Fonseca – As visitas estão a decorrer muito bem com um número cada vez maior de visitantes. O património arquitetónico único muito bem preservado, a história vitivinícola ligada à nossa família, os vinhos apresentados durante as provas e a possibilidade de realizar essas visitas em várias línguas são mais-valias que levam os nossos visitantes a recomendar-nos. Os operadores turísticos gostam de recomendar aos seus clientes visitas que sabem que são um êxito. Claro que a possibilidade de a visita ser acompanhada por alguém da família proprietária ou por alguém que sente a casa como sua são outras mais-valias também muito importantes para os visitantes se sentirem em “casa” e muitas vezes voltarem com amigos.
 
  
J.C – Qual o público-alvo da rota à Quinta do Sanguinhal e quais as experiências que os visitantes vivem?
 
C.P.F. – O público principal a que nos dirigimos é o de pessoas que querem experiências diferentes do turismo habitual de sol e praia. Dirigimo-nos a quem gosta de vinho obviamente mas principalmente a quem gosta de contactar diretamente os produtores e conhecer a história de empresas familiares  centenárias. Também mostramos o que torna diferentes os nossos vinhos, vinhos licorosos e aguardentes.
Os visitantes além do contacto com o património arquitetónico, visitam adegas de envelhecimento, antigas destilarias, os jardins do sec. XIX, as vinhas e os antigos lagares monumentais com prensas de fuso e vara. Provam além disso setes vinhos sendo dois brancos, um rosê, três tintos e um vinho licoroso. Este programa pode ser alterado em função dos desejos dos grupos que podem também fazer o seu próprio lote. As possibilidades são muitas e dependem sempre da vontade dos nossos visitantes.
 
J.C. – Esta Rota atrai muitos turistas à localidade? O que podem descobrir desta terra de vinhos?
 
C.P.F. – Temos a certeza de que muitos dos nossos visitantes, principalmente os que visitam a Quinta das Cerejeiras, dão sempre uma volta pela Vila do Bombarral. Também recomendamos sempre os restaurantes locais para refeições fora do nosso espaço. Claro que há ainda muito a fazer para tirar proveito do enoturismo na nossa região. Cabe às autarquias criar roteiros englobando a oferta existente e no nosso caso além do vinho e da fruta temos a história ligada ao povoamento do território. Por exemplo a batalha realizada na Roliça (a primeira depois do desembarque dos ingleses em Portugal) mas também ao património existente seja vegetal – Mata do Bombarral ou arquitetónico, palácios, capelas e igrejas. Tudo isto é possível desde que os roteiros sejam interessantes e bem explicados. A própria gastronomia local é, como referi, uma grande mais-valia para os nossos visitantes.
 
J.C. – A gastronomia tradicional de Bombarral aliada aos vinhos também é importante destacar?
 
C.P.F.: A gastronomia é cada vez mais em todo o mundo um polo de atracão turística. E toda a gastronomia está ligada ao vinho da região onde está localizada. É importante que esta ligação seja destacada não só pelos restaurantes como pelas casas produtoras. Nós pelo nosso lado recomendamos aos nossos visitantes os restaurantes da região destacando os que têm os nossos vinhos. Felizmente a grande maioria dos restaurantes da região cada vez mais se interessam pela ligação entre os seus pratos e os vinhos aqui produzidos e que graças á sua diversidade se adaptam muito bem à gastronomia regional.
Somos parceiros na divulgação da gastronomia e sentimos que os restaurantes são parceiros na divulgação dos vinhos que produzimos. Não fazia sentido sermos mais conhecidos fora da região e até fora do País do que reconhecidos em “ casa “.

Novos Rótulos:
Sanguinhal Touriga Nacional, Península de Lisboa, Cerejeiras Regional tinto/branco, Sottal
Prémios 2016
Casabel tinto 2013 (Berliner Wein Trophy Gold/Challenge Internacional du Vin Silver/ IWC Commended)
Casabel branco 2015 (Decanter Commended)
Quinta das Cerejeiras Reserva branco 2012 (IWC Bronze)
Cerejeiras Regional Branco 2015 (Revista de Vinhos Boa Compra)
Quinta das Cerejeiras Reserva tinto 2011 (Escanções de Portugal Tambuladeira Ouro 90 pontos)
Sanguinhal Syrah/Touriga Nacional 2009 – Medalha de Prata Escanções de Portugal 2016
Sanguinhal Cabernet Sauvignon/Syrah 2010 – Medalha de Prata Escanções de Portugal 2016
Sanguinhal Cabernet Sauvignon/Aragonez 2010 – Medalha de Prata Escanções de Portugal em 2016
DESTAQUES:
2010 Best Producer Portugal Berliner Wein Trohpy
2013 Melhor Enoturismo do Ano
2016 Vinhos também disponíveis na loja online: https://www.vinha.pt/companhia-agricola-sanguinhal/

Pin It

Comments are closed.