Vinhos Wine Summit regressa a Cascais em Junho

A “Web Summit dos vinhos” está de volta a Cascais para uma segunda edição. A cimeira decorre entre 20 e 22 de Junho, no Centro de Congressos do Estoril, com a promessa de reunir “especialistas do sector vinícola de diversas áreas”, desde o campo da investigação à produção, da comercialização de vinhos ao enoturismo e ao marketing. O objectivo é “debater e reflectir sobre os desafios, as tendências e as oportunidades do sector” a nível mundial.

O programa conta com palestras de cada orador convidado, um painel de discussão diário e dois wine sunsets, com “prova de vinhos junto ao mar num castelo do século XVII”. Entre as temáticas anunciadas estão, por exemplo, as vinhas de altitude, a produção biodinâmica, as diferentes certificações existentes no mercado ou o papel da imprensa tradicional especializada e dos críticos de vinhos.

O painel conta com 14 oradores convidados, incluindo nomes como o francês Gérard Basset, “um dos mais prestigiados sommelier mundiais”; o britânico Robert Joseph, um dos fundadores do International Wine Challenge e actual editor da Meininger’s Wine Business International; o austríaco Willi Klinger, director do Wine Marketing Board da Áustria; e a norte-americana Maureen Downey, apresentada como a “maior autoridade mundial contra a falsificação de vinhos”.

Entre críticos, jornalistas e produtores internacionais, marcam ainda presença Charles Spence, professor na Universidade de Oxford, especializado em neurociência com vasta investigação na área da percepção multissensorial da alimentação; o enólogo italiano Alberto Antonini; Mariette du Toit-Helmbold, “uma das maiores autoridades internacionais sobre enoturismo”, e o dinamarquês Heini Zachariasse, fundador e director-executivo da aplicação móvel Vivino.

Promovido por Rui Falcão, crítico de vinhos, e por Paulo Salvador, jornalista e editor executivo da TVI, o MUST – Fermenting Ideas nasceu no ano passado, com o objectivo de “marcar a agenda a nível internacional e atrair massa crítica” a Portugal para debater o sector vitivinícola. Segundo a organização, a edição inaugural contou com a participação de 20 oradores e mais de 450 especialistas vindos de 22 países.

A entrada na cimeira volta a estar limitada a 500 lugares e custa 300€ (mais IVA). A inscrição deve ser feita no site do evento.

Pin It

Comments are closed.