Vinhos de Lisboa firmam parceria com CML para conquistar …

Qual o plano de vigência deste plano de promoção dos vinhos de Lisboa que foi hoje apresentado?

O plano de promoção dos vinhos de Lisboa será para os próximos três anos, de 2016 a 2018.

Qual é a grande novidade deste plano?

A grande novidade deste plano é que juntámos pela primeira vez, fizemos um casamento entre a produção dos vinhos e a administração do território, ou seja, as câmaras municipais. Esta é a grande nota de diferença em relação ao passado recente, que é trabalhar afincadamente com o território com as câmaras municipais. Dento da área demarcada dos vinhos de Lisboa, existem 24 câmaras municipais. No entanto, existe uma que avulta, que é a Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Como surgiu esta parceria?

Esta parceria ocorreu porque a CML nos convocou para ajudar todos os produtores. Uma das pessoas que mais se envolveu nesta parceria foi o vereador Sá Fernandes.

Quais são as iniciativas previstas no âmbito desta parceria?

No âmbito dessa parceria, decorrerão duas iniciativas. De 30 de Junho a 10 de Julho, iremos convidar todas as câmaras municipais abrangidas pela CVR Lisboa a estarem presentes numa mostra a decorrer na Rua Augusta, junto ao Arco, com um conjunto de quiosques em que poderão promover os vinhos do seu concelho e os respectivos produtores endógenos. Associados ao vinho estarão outros produtos regionais, que poderão ir dos pastéis de feijão de Torres Vedras aos travesseiros de Sintra, passando por um produtor de cerveja ‘boutique’ da Lourinhã ou aos pastéis temperados com aguardente, também da Lourinhã.

E qual será o outro evento?

Um outro evento terá lugar no Mercado da Ribeira, um actual espaço da CML gerido pela revista ‘Time Out’, onde irá também decorrer uma mostra de vinhos da região de Lisboa entre 30 de Junho e 2 de Julho. Este espaço recebe mais de 10 mil pessoas por dia, cerca de 14 mil visitantes ao fim-de-semana, grande parte deles turistas, mas também muitos lisboetas. Já temos 30 produtores registados para este evento.

Quais são os objectivos destas acções ?

Em suma, o que se pretende com estas iniciativas é que os vinhos de Lisboa conquistem o mercado de Lisboa. Também estamos a afinar as coisas com os agentes do enoturismo. E fizemos uma aliança com a TAP, que já está a decorrer há cerca de 15 dias. A TAP é um grande parceiro do turismo nacional e depois deste acordo com a CVR Lisboa, que conta também com o apoio do turismo de Portugal, está a oferecer almoços e jantares aos passageiros em trânsito, em estadia de ‘overnight’, com duas horas de passagem pelo aeroporto de Lisboa, que queiram permanecer em Lisboa, oferecendo a CVR Lisboa o vinho para acompanhar a refeição. Este projecto conta também com o apoio da AHRESP, [associação da restauração nacional], que é um dos maiores intervenientes para dar de beber aos nossos potenciais clientes.

Neste plano de promoção dos vinhos de Lisboa até 2018, o que está previsto para a frente externa?

Na promoção para os vinhos de Lisboa, está igualmente prevista uma vinda nas  próximas semanas de uma equipa da revista especializada norte-americana ‘Wine Enthusiast’, que vai fazer uma grande reportagem sobre os vinhos de Lisboa. Esta reportagem envolve depois uma prova cega de vinhos, cuja classificação irá depois ser publicada na revista no final do ano em relação aos vinhos de Lisboa que estão disponíveis. E já se sabe que os vinhos que tiverem melhores notas terão certamente consumos maiores. Pensamos fazer o mesmo com a revista especializada ‘Wine Spectator’ em 2017. Em 2018, pensamos repetir estas acções, mas com as duas revistas em simultâneo.

Quer dizer que se vão centrar nos Estados Unidos?

Isto representa a importância que nós damos ao mercado dos Estados Unidos em termos de exportações. É um mercado externo para continuarmos a potenciar. Claro que ao trabalharmos os Estados Unidos, trabalhamos também o Canadá, uma vez que são mercados parecidos. Vamos também manter a nossa aposta na China no âmbito deste plano estratégico de promoção dos vinhos até 2018.

 

 

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