Viaje por destinos que serviram de cenário de novelas brasileiras

Os telhados de Ilhéus, no sul da Bahia, nunca mais foram vistos do mesmo jeito. As ruas do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, continuam povoadas por Helenas. Já Machu Picchu, no Peru, ainda tem a graça das piadas e trejeitos de Félix.

Confira abaixo uma seleção de destinos que nunca mais foram os mesmos depois de novelas e eleja o predileto para a próxima viagem…

1 – Ilhéus, Bahia (Gabriela)

image001image001

Ilhéus, localizada na Costa do Cacau na Bahia, foi o cenário inspirador de uma das adaptações de livro para novela mais popular no Brasil. O autor do livro Gabriela, Jorge Amado, costumava chamar Ilhéus de “Princesinha do Sul, terra de encantos e magias”. A novela que teve duas edições, primeiro com Sonia Braga e depois com Juliana Paes, eternizou os telhados da casa de Ilhéus para o mundo todo. O sucesso foi tão grande, que os sets de gravação viraram roteiro turístico e até hoje recebem visitas guiadas.

2 – Leblon, Rio de Janeiro (Laços de Família)

image002image002

Apaixonado pelo bairro onde mora no Rio de Janeiro, o autor Manoel Carlos é conhecido por usar o Leblon como cenário de suas tramas.  Quem viu Laços de Família, por exemplo, não esquece os passeios da atriz Carolina Dieckmann, famosa por raspar o cabelo em rede nacional, na Rua Ataulfo de Paiva e nos quiosques da praia que apareciam nas cenas. O bairro é um dos mais famosos da Cidade Maravilhosa.

3 – Toscana, Itália (Passione)

image003image003

Cenário para a história de Totó e Clara, protagonizados por Tony Ramos e Mariana Ximenes, a região da Toscana na Itália foi escolhida para gravação da novela de Silvio de Abreu. Com suas pontes, rios e casas de pedra e construções bem características, não poderia haver lugar melhor para viver uma Passione.

4 – Istambul e Capadócia, Turquia (Salve Jorge)

image004image004

Istambul e Capadócia foram cenários da novela Salve Jorge, escrita por Gloria Perez, lugares que a autora escolheu para mostrar as belezas e a força do culto a São Jorge, Santo Guerreiro e milagreiro também muito tradicional no Brasil. As tradicionais cidades da Turquia, ambiente de culturas e civilizações, exibiram belezas como as mesquitas, as cavernas e os balões da Capadócia.

5 – Machu Picchu, Peru (Amor à Vida)

image005image005

As peripécias de Félix, vilão vivido por Mateus Solano que caiu nas graças do povo, e o drama dos pais adotivos de Paloma (Paolla Oliveira), César (Antonio Fagundes) e Pilar (Suzana Vieira), fizeram parte de “Amor à Vida”.  A novela que começou a trama com a viagem da família a Machu Picchu, no Peru, mostrou um pouco mais sobre a cultura inca e os principais pontos turísticos da região. Descoberta em 1911, a cidade é reconhecida pelo misticismo que a envolve, além do atrativo arquitetônico pela construção e conservação das ruínas.

Onde ficar? A dica é se hospedar em Cuzco, cidade mais urbana que concentra o maior número de atrações turísticas próximas à cidade tombada. Boa parte dos turistas opta por fazer o trecho de ida e volta de trem, fazendo um bate e volta no mesmo dia.

Pin It

Comments are closed.