Principais

Vantagens e desvantagens de alugar um apartamento na hora de viajar

A estadia, em geral, é sempre umas das partes mais caras de qualquer viagem. Diárias em hotéis, mesmo os mais simples, podem ficar muito altas e até a maiorias dos hostels tem preços elevados para as acomodações que oferecem. Por sorte, uma nova alternativa tem surgido nos últimos anos com sites como o Airbnb que permite que pessoas possam alugar casas, apartamentos e quartos para se hospedar de forma muito mais econômica. Essa é uma tendência que tem crescido cada vez mais nos últimos anos e é, com certeza, uma ótima opção para quem quer viajar sem gastar muito. Separamos aqui algumas vantagens e desvantagens de viajar assim.

Airbnb/Divulgação

Airbnb/DivulgaoAirbnb/Divulgao

Congeça vantagens e desvantagens de alugar um apartamento na hora de viajar

 

Vantagem: É muito barato

Sem dúvida a maior vantagem de alugar um apartamento é o preço. Você pode encontrar um estúdio em Paris, por exemplo, que acomoda duas pessoas tranquilamente, com diárias por cerca de 100 reais. E esse é o valor do aluguel do apartamento inteiro e não por pessoa, ou seja, se você e seus amigos estiverem dispostos a dividir um sofá, vocês podem pagar muito pouco por sua estadia.

Desvantagem: Você conhece menos pessoas

 

Viajar é sempre uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas, principalmente para quem viaja sozinho. Embora alugar um apartamento possa ser mais barato, você não vai ter a mesma oportunidade de conhecer pessoas novas como teria ao se hospedar em um hostel ou até mesmo em um hotel. É importante levar isso em consideração antes de procurar um lugar para ficar.

 

 

Vantagem: Você pode economizar muito dinheiro com comida

Outra grande fonte de despesas quando a gente viaja é a alimentação. Fazer todas as refeições em restaurantes sempre sai muito caro, mesmo se você só comer em lanchonetes e em redes fast-food. Uma grande vantagem de alugar um apartamento é que a maioria deles tem cozinha, o que significa que você pode fazer compras no supermercado e preparar sua própria comida. Em Paris, por exemplo, é possível gastar menos de 5 euros por dia para fazer todas as refeições.

 

Desvantagem: Dá mais trabalho e você gasta mais tempo

 

Sem dúvidas uma das maiores comodidades de se hospedar em um hotel é o serviço de quarto. Ao chegar, geralmente, você vai para seu quarto, deixa suas malas e sua única preocupação é curtir a viagem. Quando você aluga um apartamento, no entanto, é preciso pensar na comida, em arrumar tudo o que você bagunçar, em conhecer a vizinhança, etc. Além de ser mais trabalhoso, essas pequenas tarefas demandam um pouco de tempo, se você pretende fazer uma viagem curta, essa talvez não seja a melhor opção.

 

Vantagem: Sua viagem pode durar mais

 

Como você gasta muito menos dinheiro tanto na estadia, quanto na comida, é possível planejar viagens muito mais longas, o que lhe dá a oportunidade de conhecer os lugares por mais tempo. Você pode passar um mês em Roma pelo mesmo preço que você gastaria em uma semana ficando em um hotel. Além disso, é também uma boa oportunidade de conhecer as partes menos turísticas das regiões, o que é sempre uma grande experiência.

 

Desvantagem: Você precisa pesquisar bastante

 

Diferente de hoteis e hostels, alugar um apartamento ou quarto requer um pouco mais tempo de pesquisa. A maioria dos sites tem algum sistema de avaliação e comentários de outros usuários, o que ajuda muito a evitar você entrar numa roubada. Mesmo assim você vai ter que passar um tempo lendo as avaliações, vendo as fotos e entrando em contato com o locador. E embora a maioria dos sites tenha alguma política de retorno de pagamento caso haja algum problema no local, esses serviços não oferecem as mesmas garantias que um hotel, por isso também é uma boa ideia contratar um bom seguro viagem internacional para evitar qualquer imprevisto.

 

Vantagem: Mais espaço e privacidade

 

Embora você não tenha o serviço de quarto a sua disposição, ao alugar um apartamento você tem a vantagem de não ser incomodado nunca, além disso, em geral, os apartamentos são maiores que os quartos de hotel. Na maioria deles há uma sala de estar e mais espaço para você se acomodar, o que às vezes acaba sendo muito mais confortável.

 

Afinal, vale a pena?

 

Alugar um apartamento é uma opção muito econômica. A maioria dos sites são seguros e se você escolher com cuidado, ler todas as avaliações, ver várias fotos e falar com o locador, dificilmente vai ter algum problema com as acomodações. A principal vantagem é o custo da viagem, o que permite que você gaste muito menos dinheiro ou fique mais tempo no lugar pelo mesmo preço. Contudo, optar por viajar dessa maneira é muito uma questão de gosto. Há pessoas que preferem as facilidades e comodidades de um hotel e estão dispostos a pagar mais por isso.

Se você não faz questão do serviço de quarto, pretende viajar com mais pessoas para dividir o aluguel e tem a intenção de fazer uma viagem um pouco mais longa, com certeza essa é uma excelente opção para economizar dinheiro e mesmo assim se hospedar muito bem.