Vale do Café (RJ) promove Festival Café, Cachaça e Chorinho

Programação artística e cultural

Tem início nesta sexta-feira (21) tem início o no Vale do Café, que pelo 14º ano celebra a cultura e sabores regionais ao som da música instrumental mais famosa do Brasil. Marcado para acontecer até o dia 23 de abril, traz programação temática em vários municípios.

Os grupos musicais marcam presença em espaços públicos e hotéis, com apresentações ao vivo e degustação da tradicional feijoada. Para se aprofundar no universo musical do Choro, vale conferir os lançamentos e palestras dos autores convidados, entre eles os pesquisadores André Diniz e Spirito Santo. Harmonizar os dois ingredientes em uma só bebida é também é uma arte, e os aspirantes a bartender podem conferir o workshop gratuito de café e cachaça oferecido pelo Senac.

No ano em que o turismo sustentável foi eleito como um dos temas da ONU (Organização das Nações Unidas), as fazendas históricas e produtores locais oferecem passeios que buscam proximidade e compreensão dos produtos da terra, reescrevendo a atuação da região na história, com foco em qualidade e sustentabilidade.O Vale abriga um dos alambique mais premiados do país, a Cachaçaria Werneck, em Rio das Flores, que acabou de ter sua nova linha de aguardente e a versão Ouro da bebida premiadas com medalha de ouro no mais famoso concurso de vinhos e destilados do mundo, o Concurso Mundial de Bruxelas, edição Brasil. A Werneck fica aberta à visitação mediante agendamento a quem quiser acompanhar de perto o processo de produção e degustar as variedades já consagradas do destilado de cana.

Outra novidade para os amantes de cachaça é abertura para visitação da Fazenda das Palmas, em Paulo de Frontin. Além de conhecer a casa sede, os viajantes poderão visitar o recém-inaugurado alambique e acompanhar do início ao fim o ciclo de produção da bebida, vivenciando desde a plantação à degustação. Com a vertente da sustentabilidade, a fazenda realiza entre os dias 20 e 23 de abril seu primeiro curso de agrofloresta, com o professor Sérgio Olaya. As atividades são todas práticas e marca mais uma etapa na implantação da agroecologia na fazenda.

O café, um dos protagonistas do evento, aparece em versão inédita no Vale, reunindo os predicados gourmet e orgânico na sua produção. A Fazenda Alliança, em Barra do Piraí, é a responsável e busca transformar a imagem do café na história.

Pin It

Comments are closed.