Futurecom 2015

Unesp e Huawei lançam laboratório de inovação conjunto para …

A Unesp lança no dia 15 de dezembro, em parceria com a Huawei, um laboratório de inovação conjunto destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias de infraestrutura de redes definidas por software (SDN) e de computação de alto desempenho (HPC) para uso em pesquisa. O evento será realizado no Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp, no campus da Barra Funda, em São Paulo.

O laboratório é fruto de uma colaboração entre a universidade paulista e a conceituada empresa chinesa, que começou em 2015. Em outubro deste ano, durante o evento Futurecom 2016, foi firmada uma parceria através da assinatura de um Memorando de Entendimento que vem promovendo a cooperação técnico-científica entre a universidade e a empresa no contexto do Programa educacional institucional da Huawei “Seeds for the Future”. Entre os principais objetivos está o desenvolvimento de novos serviços, métodos e ferramentas de código aberto para integrar tecnologias de computação em nuvem com redes definidas por software e, com isso, criar soluções inovadoras em orquestração de recursos computacionais.

O projeto conjunto busca ainda o desenvolvimento de um controlador SDN próprio e a implantação de um ambiente de desenvolvimento para testar as novas tecnologias. Para isso, planeja-se conectar e transferir dados entre a Unesp e a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra, na Suíça, e o California Institute of Technology (Caltech), nos Estados Unidos. O CERN foi escolhido por sediar o Large Hadron Collider (LHC), maior acelerador de partículas do mundo, com o qual colabora o SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center) – grupo de pesquisa em física de altas energias – que realiza processamento e análise de dados produzidos pelo detector CMS, um dos principais experimentos ligados ao LHC.

“Estamos muito honrados em fazer parte desta parceria tão importante, que vem desenvolvendo projetos relevantes para a sociedade brasileira. Por meio de colaborações como estas, talentos brasileiros terão contato com tecnologias avançadas, auxiliando para o desenvolvimento de suas carreiras como pesquisadores ou profissionais em um setor que vive em constante evolução”, disse Jackey Wang, vice presidente da Huawei Enterprise Brasil.

Resultados da parceria

A parceria entre Unesp e Huawei já gerou resultados expressivos nos últimos meses, como o estabelecimento de um novo recorde de velocidade de transmissão de dados entre os hemisférios Norte e Sul. O feito foi realizado durante a conferência SuperComputing 2016 (SC16), maior e mais prestigiado evento de computação de alto desempenho, redes e armazenamento de dados do mundo, realizado esse ano em Salt Lake City entre os dias 13 e 18 de novembro.

“Com o apoio da Huawei fomos capazes de transferir dados a taxas próximas de 100 Gbps de nosso data center para os Estados Unidos, através de uma infraestrutura que contempla dois canais de 100G providos pela Academic Network of São Paulo (ANSP). A velocidade de transmissão de dados é fundamental para o desenvolvimento de nossas pesquisas no CERN uma vez que operamos em conjunto com quase 200 estruturas computacionais interligadas e que trocam entre si permanentemente uma grande quantidade de dados”, afirma o Prof. Sérgio Novaes, diretor científico do NCC.

“As parcerias visando gerar projetos de PD inovadores que o NCC tem estabelecido com empresas de alta tecnologia, como a Huawei, foram imprescindíveis para a obtenção desse resultado”, conta Rogério Iope, engenheiro de sistemas e gerente executivo do NCC. “Mas pretendemos ir além: novos experimentos envolvendo os canais internacionais de 100 Gbps e recursos de rede controlados por software já estão sendo planejados”.

Ainda durante a SC16, a Unesp apresentou a primeira versão (em estágio beta) do Kytos, um novo controlador de redes SDN. Essa tecnologia permite que dispositivos de rede sejam controlados por software, o que minimiza a dependência dos usuários em relação aos fornecedores e possibilita inovações e aprimoramentos no modo como a Internet funciona e na velocidade de transferência de dados.

“Um dos diferenciais do Kytos é que, por ser open-source, ele poderá ser utilizado em quaisquer switches OpenFlow, independentemente do fabricante”, diz Beraldo Leal, que lidera o desenvolvimento do Kytos. “Novas versões do controlador devem ser lançadas a cada dois ou três meses. No futuro, a ideia é que os próprios usuários criem novas aplicações e incrementem uma lista que ficará disponível a todos”.

Além de Leal, participam da equipe de desenvolvimento do Kytos Raphael Cobe, Artur Baruchi, Carlos Eduardo Santos, Macartur Carvalho e Diego Rabatone, sendo os três últimos financiados pela Huawei através de bolsas administradas pela Fundunesp. O Kytos está disponível gratuitamente em github.com/kytos e parte de seu código já foi incluída na distribuição Debian do Linux.

Sobre a Unesp

A Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo, a UNESP tem 34 unidades de ensino e pesquisa, que oferecem mais de 180 opções de cursos de graduação em 68 profissões de nível superior, além de mais de 230 programas de pós-graduação, formando, por ano, cerca de 5,6 mil novos profissionais. Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades paulistas públicas e de ensino gratuito. A Unesp está presente em praticamente todo o território paulista: sua estrutura multicâmpus está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo.

Para mais informações:

Websites: http://unesp.br/
http://www.unesp.br/portal#!/gridunesp/sobre-o-ncc/historia/
https://www.sprace.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/sprace/

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 170 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 16 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP).

Para mais informações, acesse nosso site e siga nossos canais:

Website: https://www.huawei.com.br
Redes Sociais:
LinkedIn https://www.linkedin.com/company/huawei-enterprise-brazil
Facebook https://www.facebook.com/HuaWeiEnterpriseBr/
https://www.facebook.com/HuaweimobileBR
Twitter https://www.twitter.com/Huawei_Brasil
Instagram https://www.instagram.com/huaweibr
Youtube https://www.youtube.com/user/huaweibrasil/

Mais informações para a imprensa:
Burson-Marsteller Brasil
Luci Anunciato – luci.anunciato@bm.com (11) 3094-2252
Mariana Amabile – mariana.amabile@bm.com (11) 3094-2287
Rodolpho Betiol – rodolpho.betiol@bm.com (11) 3094-2259