Destinos, Gastronomia, Viagem

Um dia radical de esportes e muita diversão em Brotas

Um dos diferenciais da cidade de Brotas, no interior de São Paulo é que lá são praticados muitos esportes radicais que oferecem contato extremo com natureza. As opções de modalidade disponíveis são tantas que atendem todos os públicos e gostos. Que tal liberar um pouco de adrenalina hoje?

Rafting com a Agência Alaya

Em Brotas, conheci a Agência Alaya e me apaixonei pelo trabalho deles. Pois envolve história, propósito de vida e muita paixão pelo esporte e pela natureza.

A Agência

O surgimento do nome da agência é bem interessante. Porque os proprietários, Vivian da Cunha (brasileira) e Jean-Claude Razel (alpinista francês) são apaixonados por esportes e também se apaixonaram no esporte. Por conta disso, em sua viagem de lua de mel pelo Himalaia, na qual experienciaram um contato muito íntimo com a natureza, descobriram que ambos tinham o sonho de montar uma empresa que propiciasse isso às pessoas. Por isso escolheram o nome “Alaya”, que em sânscrito significa “neve”, para que nunca se esquecessem desse momento e do propósito da empresa.

O casal entendeu também que uma empresa não é feita só de donos apaixonados, mas de funcionários apaixonados. E esse é o perfil de pessoas que trabalham na empresa. Todos eles são apaixonados por natureza e esportes radiais. Os instrutores são tão engajados e preparados que eles são Tetracampeões Mundiais de Rafting!

A Alaya é a maior agência de esportes radicais de Brotas, está há 22 anos no mercado e tem muitos diferenciais. Para começar, ela é obcecada em segurança, o que dentro desse esporte é excelente pois quem está praticando pela primeira vez se sente muito mais confiante e acaba aproveitando melhor a experiência. Todas as suas atividades são certificadas em gestão da segurança pela ABNT conforme regras da ISO. Portanto, não se preocupe, pode praticar sem medo!

Um segundo diferencial muito importante é que eles buscam ser uma empresa sustentável em todos os sentidos. O que quero dizer é que pensam muito na natureza, mas não apenas nela, pensam também na sustentabilidade econômica e social. No quesito econômico e social, está muito ligada a criação de empregos e treinamentos para jovens da região para que além de ter uma renda, possam também ser especialistas no assunto. Já com relação à preocupação ambiental, a agência cuida muito do Rio Jacaré e sua proteção é uma prioridade. Por conta disso, há alguns anos, os proprietários fundaram o Poção, um parque de 30 mil m² na beira do Rio, no qual eles fizeram o reflorestamento de toda a mata ciliar.

Esportes Radicais

A principal atividade que a agência oferece é o Rafting, tanto durante o dia (R$ 148,00 por pessoa) como em noites de lua cheia. Segundo Jean-Claude, quem pratica o Rafting sente o que é verdadeiramente a vida ao ar livre e a importância da sustentabilidade.

A Alaya foi a primeira agência da cidade a ter certificação ISO nessa modalidade e não é só isso! Eles são os únicos que oferecem duas tirolesas fantásticas sobre o Rio Jacaré inclusas no percurso!

A agência oferece gratuitamente armários para deixar itens que não podem ser molhados. Possui também aluguel de sapatilhas, para quem não quer molhar o sapato ou não possui sapato indicado para a prática.

Aula sobre itens de segurança e como se portar no Rafting

Antes de sair da agência, há uma pequena aula com relação aos materiais de segurança, de como proceder em cada caso e quais comandos o instrutor utilizará durante o rafting. Chegando no rio, há ainda um alongamento e treino prático dentro de um lago. Não disse que a segurança é primordial para eles?

Durante o passeio, que tem o percurso total de 8 km, passa-se por corredeiras, quedas e remansos. Em uma parte de remanso, é permitido inclusive saltar do barco para boiar, permitindo ser levado pelo rio durante um longo trajeto, o que é uma experiência única de contato com a natureza!

Além do Rafting, a empresa oferece também atividade de Canionismo. Esse esporte consiste na exploração dos cânions do rio, usando técnicas como rapel, pular, nadar e escorregar. Na Alaya a prática é realizada na Cachoeira Andorinha (22 metros) e Figueira (47 metros) e é uma aventura com muita adrenalina e emoção.

Poção

Além de ser o parque mais próximo da cidade de Brotas (apenas 5 km), o Poção é realmente mágico. Segundo Jean-Claude o diferencial do Poção é “O bom astral. O que as pessoas gostam é da simplicidade, que bem feita como fazemos, se torna mágica!”

Com 15 anos de existência, o Poção conta com diversas atrações, tais como mirantes, redários, parquinho, slackline, fazendinha, horta, trilha e ducherismo, que são chuveiros com água do próprio Rio Jacaré. E também acesso ao Poção, que é basicamente uma praia de água doce, onde pode-se banhar e experienciar ainda mais o contato com a natureza com toda a família.

Além de tudo isso, há ainda atividades pagas a parte, tais como Mini Rafting (petfriendly, sim, seu animalzinho pode fazer rafting com você!), boia cross, flutuação, rapel e escalada, Vôo do Poção (mega tirolesa), Sky Rider (primeira tirolesa em curva da América Latina!) e arvorismo para crianças e adultos.

E tem mais, o Poção conta ainda com um restaurante fantástico, com varandas e mesas embaixo das árvores. Possuem sistema de Buffet e também a La Carte, além de porções. Com relação às bebidas, recomendo provar um dos criativos sucos da casa, tal como o suco de laranja com amora, que é delicioso.

Recomendo de sobremesa o Crème Brulée, receita francesa de família, da avó de Jean-Claude. A receita conta com um creme suave sabor baunilha e uma casquinha crocante fanstástica por cima.

O Poção trabalha com sistema de Day-use, entretanto, eles oferecem diversos tipos de pacotes para todos os gostos, em que o day-use do parque está incluso, o que vale muito a pena. Há pacotes inclusive para se fazer Rafting com tirolesas pela Alaya, almoço do Poção e day-use do parque por R$ 179,00 por pessoa. Confira os outros aqui.

E se você se apaixonar pelo Poção como eu, saiba que você pode inclusive se hospedar lá. Sim! Essa é a novidade do Poção! São 8 lindos chalés disponíveis para locação. Mas se você quiser um contato mais próximo com a natureza na hospedagem também há disponibilidade de área de camping para grupos.

E então? Que tal um dia de aventuras na Alaya e no Poção hoje?

Facebook: @AlayaBrotas / @pocaobrotas

Instagram: @alaya.brotas

Youtube: @alayaexpedicoes

Site: www.alaya.com.br / www.pocaobrotas.com.br

Telefone Alaya e Poção: +55 (14) 3653-5656

Whatsapp: Alaya +55 (14) 991031966 / +55 (14) 991033423 / +55 (14) 991035387 / Poção +55 (14) 98173-0108

E-mail: brotas@alaya.com.br / contato@pocaobrotas.com.br

Endereço:

  • Alaya – Av. Mário Pinotti, 230 – CEP 14021606 – Centro – Brotas
  • Poção – Rodovia SP 225, Km 127, 5, s/n Bairro do Gouveia, Brotas – SP, 17380-000

Sobre o autor

Mãe, jornalista, contadora de histórias e viajante apaixonada. Viajar para mim é vivenciar a paisagem, admirar os povos e experienciar com os cinco sentidos o destino. Sou apaixonada por histórias pois para mim elas dão alma aos lugares, então sempre trarei para você um pouquinho dessa alma que encontrar por aí.