Sem categoria

Turismo religioso atrai multidões cada vez maiores pelo país

Em Aparecida, 200 mil pessoas devem passar pelo Santuário Nacional até domingo (7), aproveitando o feriado prolongado de Corpus Christi. O turismo religioso cresce a cada ano no país.

A paisagem é bonita, a natureza dá um show, mas o turista religioso não tem moleza. Um grupo saiu do sul de Minas pra uma caminhada de dois dias até Aparecida, em São Paulo.

Eles chegam a pé, de carro, de ônibus. Só neste feriado de Corpus Christi, 200 mil visitantes devem passar pelo Santuário Nacional de Aparecida. Gente que vem de longe e até de outra religião. Uma família é muçulmana, da Malásia, e está há pouco tempo no país.

O turismo na cidade dura o ano todo e só cresce. No ano passado, foram mais de 12 milhões de visitantes na basílica. Quase 400 mil a mais que em 2013.

Para receber turistas aos milhões é preciso um batalhão de gente. “São ao todo 1.796 funcionários distribuídos em vários setores”, explica João Batista de Almeida, padre reitor do santuário.

O turismo religioso atrai multidões cada vez maiores em peregrinações e eventos pelo país. Em 2014, quase um milhão a mais de pessoas viajaram movidos pela fé. A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, por exemplo, reuniu 2 milhões de devotos em Belém.

Pouco mais que a invasão de romeiros que visita Juazeiro, em devoção a Padre Cícero todos os anos. Um tipo de turismo que junta devoção com diversão.