Turismo no Brasil cresce 6,7% em 2014, diz associação

O mercado turstico brasileiro registrou em 2014 faturamento de R$ 11,9 bilhes, valor 6,7% superior ao apurado em 2013, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (27) pela Associao Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que compila vendas de associadas que representam estimados 90% dos pacotes comercializados no pas.

O nmero de viajantes aumentou de 1,9% com relao ao perodo anterior, resultando em 6 milhes de passageiros embarcados. O mercado domstico representou 68,40% da demanda por viagens realizadas por meio das operadoras Braztoa. Esse segmento faturou R$ 6 bilhes, com um valor mdio por passageiro de R$ 1.460.

O turismo emissivo internacional respondeu por 31,6% da demanda, com faturamento de R$ 5,4 bilhes em 2014. No Brasil, o Nordeste representou 54,2% do faturamento das viagens domsticas, regio seguida pelo Sudeste, com 20,4%, e pelo Sul com 14,1%. As regies Norte e Centro-Oeste tiveram juntas 11,3% do faturamento do setor.

O faturamento com o emissivo internacional cresceu 6,5% em relao a 2013. Os agentes de viagem lideraram entre os canais de vendas, representando 53% das viagens comercializadas, seguidos pelas lojas prprias ou franquias (41%), e a internet com 6% do total vendido.

A preferncia por viagens com tempo de durao entre cinco e nove dias predominou no turismo brasileiro, sendo a opo de 52% dos turistas, escolha seguida pela das viagens com durao maior que 10 dias (31% dos pacotes). O tempo de antecedncia da compra em at trs meses foi adotado por 56% dos clientes, enquanto outros 27% adquiriram pacotes de viagens com maior antecedncia, de trs a seis meses.

Pin It

Comments are closed.