Turismo: fazenda em Socorro (SP) é opção de lazer | Canal Rural

Durante as férias de julho, o Canal Rural te apresenta opções interessantes de turismo no meio rural. Hoje, vamos apresentar a Fazenda Campo dos Sonhos, em Socorro (SP). Durante as férias, o hotel fazenda se enche de crianças da cidade grande.  As atrações conseguem atratir tanto os jovens como os pais deles.

Segundo o proprietário do local, José Fernandes, a ideia é resgatar a origem dos mais velhos.O hotel recebe mais de 13 mil visitas por ano. O turista pode ficar hospedado em um dos 42 chalés ou apenas passar o dia.

O objetivo é fazer o cliente entrar de cabeça na rotina do campo. Por exemplo, as crianças descobrem que o leite não vem da caixinha. A garotada pode até ordenhar uma vaca, com todos os cuidados, para não se machucar.

Outra opção são os pedalinhos, podendo acompanhar de perto os peixes. Com as crianças tão ocupadas, os pais ganham um raro momento de privacidade, a não ser que eles queiram também se divertiro, como uma aventura na tirolesa ou um passeio a cavalo.

É a terceira vez que o empresário Murilo Moreto e sua família procuram um hotel fazenda para curtirem as férias de julho.

– Eles [crianças] ficam mais a vontade, tem bastante energia. Então a gente quer trazer eles para esse tipo de atividade – explica.

Todo o passeio é surpervisionado por monitores. O hotel também é referência em sustentabilidade. Quase tudo é adaptado para pessoas com deficiência. A propriedade tem 600 mil metros quadrados. Para percorrer tanta atração, o passeio de trator ajuda.

– É um aprendizado. Isso é o mais importante. Para quem nasceu na cidade, criados em apartamento, é um momento para se apaixonar por tudo daqui – lembra a aposentada Maria de Matos.

A gastronomia típica não fica de fora. O café da manhã, o almoço e o jantar já estão inclusos no pacote. A clientela também é conquistada pelo estomago. O dono da fazenda também aprendeu outras formas de conseguir ganhar um dinheiro a mais.

Um exemplo disso é o café produzido na fazenda, sem uso de agroquímicos. O grão é torrado, moído e depois servido aos visitantes no café da manhã. Se o visitante quiser, pode comprar o produto. O mesmo acontece com a cachaça, o queijo e os doces. A doceira Louder Michelin prepara os quitute há quase 40 anos. Ela já perdeu as contas de quantos iguarias sabe fazer.

– Paçoquinha, doce de leite, bananada, abóbora. O segredo de fazer um bom doce caseiro é gostas. Se não gostar, não vai sair bom. E eu gosto – explica.

Economia

O município de Socorro é um famoso destino turístico para quem busca contato com a natureza. A coordenadora do Núcleo de Turismo Rural da cidade, Elisabeth Paes, afirma que o turismo rural é uma fonte de recursos importante para a economia local.

– O turismo veio acrescentar uma atividade que não é sazonal, que não é dependente de chuva ou mercado, ao contrário do produto agrícola em si – lembra Elisabeth.

Confira a reportagem:

Pin It

Comments are closed.