Turismo em Itatiaia: o que fazer na cidade fluminense

O Brasil está cheio de belezas naturais por todos os lugares e, por isso, muitos deles se tornaram destinos turísticos dentro do país. Esse é o caso da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, devido a sua diversidade geológica; do paraíso ecológico da Chapada Diamantina, na Bahia; e da Floresta Amazônica, que ganhou grandes e incríveis hotéis onde as pessoas podem dormir em meio à natureza.

Os turistas que têm vontade de ir ao Rio de Janeiro e fazer algo diferente de ir à praia podem visitar Itatiaia, que fica a 174 quilômetros da capital do estado. A cidade é ótima para quem quer descansar e fugir de toda a agitação dos centros urbanos. Ela pode ser considerada o berço do ecoturismo no Brasil, já que lá fica o primeiro parque nacional inaugurado no país, em 1937, o Parque Nacional de Itatiaia.

A melhor época para conhecer a cidade é entre os meses de outubro e fevereiro, quando o clima quente do verão favorece passeios na parte baixa, onde ficam as cachoeiras para dar um mergulho. Apesar disso, no período podem acontecer fortes tempestades e, nesse caso, algumas atrações fecham. Já os meses entre maio e agosto são os melhores para visitar a parte alta e fazer trilhas em meio ao frio local.

A maioria das atividades para visitantes em Itatiaia fica dentro do seu parque nacional. No Pico das Prateleiras e no Pico das Agulhas Negras (localizado na divisa com Minas Gerais), as pessoas podem fazer longas caminhadas até o topo dessas montanhas, e na Cascata do Maromba e no Lago Azul elas podem nadar e se refrescar nas águas cristalinas quando a temperatura estiver mais alta.

Veja, abaixo, 6 dicas de passeios em Itatiaia:

Pin It

Comments are closed.