Destinos, Principais

10 experiências para vivenciar o turismo ecológico

Plataforma de experiências Musement destaca passeios de imersão na natureza e consciência ambiental ao redor do mundo

Dia 1 de março foi o Dia Mundial do Turismo Ecológico, segmento que incentiva a conservação natural e cultural dos destinos. E, por isso, a plataforma digital global de descoberta de passeios e atrações pelo mundo, Musement, reuniu algumas das experiências mais interessantes para os viajantes que amam passeios ecológicos e muita imersão na natureza. 

Com sede em Milão, a empresa atende a mais de 1.000 destinos em 70 países, e oferece desde visitas guiadas e exclusivas até tours ecológicos e atividades de bem-estar para mais de 50 mil pessoas no mundo a cada mês.

VEJA TAMBÉM: 10 EXPERIÊNCIAS INUSITADAS AO REDOR DO MUNDO 

Confira abaixo a lista completa:

Passeio de Caiaque em Estocolmo, Suécia

Turismo ecológico na suécia
Turismo ecológico na Suécia | Foto: Divulgação

passeio de caiaque permite observar Estocolmo de um ângulo inesperado, enquanto o guia fala sobre costumes e detalhes da história local. O viajante passará pelas ilhas de Kungsholmen e  Langholmen para, então, desembarcar em Reimersholmen. Pausa para o almoço, um tradicional piquenique sueco chamado fika. E a última parte da aventura é remar de volta ao ponto de encontro, passando por mais três ilhas: Södermalm, Riddarholmen e Gamla Stan.

City-tour em Cracóvia a bordo de veículo eco-friendly, Polônia 

Turismo ecológico na cracovia
Turismo ecológico na Cracóvia | Foto: Divulgação

Ao visitar uma das maiores e mais antigas cidades da Polónia, há que reservar um tempo para percorrer a Cidade Velha, Kazimierz e Podgórze, as três áreas mais importantes de Cracóvia. A caminhada, no entanto, pode ser intensa. Mas um carro tradicional não é a melhor opção para o city-tour, ainda mais quando o viajante prioriza práticas sustentáveis. Assim, a solução é o tour em um veículo Melex, que é ecologicamente correto, mas oferece a comodidade de um veículo motorizado.

Passeio panorâmico de barco na costa de Barcelona, Espanha

turismo ecológico em barcelona
Turismo ecológico em Barcelona | Foto: Divulgação

Trekking para curtir a natureza de Bali, Indonésia

Turismo ecológico em Bali
Turismo ecológico em Bali | Foto: Divulgação

Uma gostosa caminhada em meio a campos de arroz e plantações leva a charmosa vila de Bayad. O trekking por rotas cênicas de Bali tem pausas para fotos e um delicioso almoço.

Eco-tour de barco na Cidade do Cabo, África do Sul 

Turismo ecológico na cidade do cabo
Turismo ecológico na Cidade do Cabo | Foto: Divulgação

Este eco-tour permite que o viajante veja de perto a vida selvagem das águas no ecossistema de Table Bay, em Cape Town. Com sorte e dependendo da estação, é possível observar de golfinhos e focas até baleias como a jubarte. Ao longo de mais de uma hora de passeio de barco, também aproveite para admirar os pinguins africanos mergulhando em busca de peixes para sua colônia de reprodução na Ilha Robben.

Eco-safári para observação de golfinhos e baleias em Dana Point, em Los Angeles, EUA

Os catamarãs saem do Dana Point Harbor e, em dez minutos, chegam ao mar aberto. No caminho, o turista pode avistar leões-marinhos e diferentes espécies de pássaros. E, a medida que a embarcação se distancia ainda mais da costa, é a chance de ver animais maiores como golfinhos, baleias e até tubarões – um guia profissional dá detalhes sobre as criaturas. Mas não acaba por aí, pois o barco tem áreas com piso transparente que permite observação subaquática sem perturbar o habitat.

Passeio de catamarã e snorkel saindo de Exmouth, Austrália 

Praticamente um dia inteiro dedicado a curtir as belezas das águas australianas a bordo de um catamarã. O tour, que vai de agosto a outubro, dura cerca de oito horas com café da manhã e almoço, pausas para fotos e até snorkel com peixes coloridos, arraias manta e tubarões-baleia. Isso sem falar que a embarcação chega pertinho do patrimônio mundial Ningaloo Reef, maior recife de corais da Austrália. 

Excursão de caiaque na Flórida Central, EUA

Turismo ecológico na Florida Central
Turismo ecológico na Florida Central | Foto: Divulgação

Para dar um tempo nos parques temáticos, que tal conhecer a natureza da Flórida Central? A bordo de um caiaque, o passeio parte da praia do Lago Louisa e vai até a foz do Big Creek. As águas são bem tranquilas, então o turista rema sozinho enquanto um guia acompanha o grupo e explica detalhes do ecossistema e história local.

Viagem de um dia à vila de Kumbhalangi, Índia 

Pertinho da cidade de Cochin, Kumbhalangi é a primeira vila de ecoturismo da Índia e também a primeira vila de turismo rural do estado. De quebra, este pequeno povoado de pescadores é rodeado por remansos hipnotizante e cenários de natureza intocada. Aqui, é possível conhecer a técnica tradicional de pesca com redes chinesas, ver a criação de caranguejos e ainda visitar a ilha vizinha de Kallanchery.

Excursão a Trang An com passeio de barco e passeios em Hoa Lu, Vietnã

Com saídas desde Hanói, a excursão permite conhecer o complexo de Eco-Turismo Trang An que é permeado por faixas de calcário, vales, cavernas e rios, além do Templo Vuc Vong e da residência Khong. Parte do passeio é feito em um sampana,  barco de madeira de origem chinesa com remo à mão, para chegar a antiga Cidadela Hoa Lu, o berço da nação vietnamita. Ali há templos com pátios tradicionais e lagoas entre dramáticos arrozais. 


Sobre o autor

Jornalista apaixonada por viagens, histórias e culturas a fim de desvendar os mistérios dos mais diversos mundos.