Vinho e Viagem

Turismo do vinho ganha a Grande Curitiba

Toneis na Vinícola Fardo, em Quatro Barras: experiência gastronômica na Grande Curitiba (foto: Franklin de Freitas)

Sonho até alguns anos, a produção de vinhos finos na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vem cescendo, ganhando espaço e já compete com outras regiões produtoras. E desde agosto do ano passado, também conta com a união de esforços com a Associação de Vitivinicultores do Paraná (Vinopar), que também criou o Polo de Enoturismo da RMC.

A produção da RMC vem crescendo há seis anos devido ao incentivo do governo à produção de vinhos, principalmente com uvas próprias do Paraná. A demanda por vinhos aumentou nos últimos anos, bem como a preferência do público por vinhos locais, de acordo com Renato Adur, vice-presidente da Vinopar e sócio da Vinícula Araucária.

O Paraná está se sobressaindo com vinhos finos e compete em âmbito nacional com vinhos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina — já são 11 vinículas e dois vinhedos na Região Metropolitana e estes têm vinhos premiados. “Atualmente, o vinho nacional é praticamente equivalente ao importado em relação à qualidade”, afirma Adur. Para ele, o diferencial do vinho paranaense está na tipicidade do Paraná, como a característica do clima e do solo que é propícia para o cultivo das uvas chardonnay, merlot e cabernet franc. O preço médio dos vinhos paranaenses é de R$ 30 a R$ 70.


Wine Fest: festival  une a bebida e a carne

Esta semana é para os amantes dos vinhos e das carnes: o WineFest – Sabores e Aromas Paranaenses acontece no Devons Steak House de amanhçã até a sexta-feira. O evento conta com vinhos finos produzidos por vinícolas paranaenses da Região Metropolitana de Curitiba. Em cada dia do evento haverá degustação de vinhos das 18h30 às 20h30 e jantar das 20h30 às 22h30 com opção de cortes da raça Black Angus (assado de Tira, bife de Chorizo e French Rack – carneiro produzido pela Castrolanda). Na sexta-feira haverá opção de posta de bacalhau grelhado.

A ação é resultado da parceria do Devons Steak House com a Associação de Vitivinicultores do Paraná (Vinopar) e os vinhos presentes no evento vêm da Vinícola Franco Italiano, Vinícola Legado, Vinícola Araucária, Família Fardo e Famglia Zanlorenzi. Dentre as bebidas disponíveis estarão os vinhos tintos Paradigma Rotto Carmenere, Censurato Cabernet Sauvigon, Sincronia Merlot, Sapienza Cabernet Merlot, Sfizio Pinot Noir, Angustifolia Merlot, Gralha Azul Cabernet Franc, Casa Fardo Tannat, Casa Fardo Merlot, Encontro Harmonia e 70 anos Merlot; os espumantes Flair but rose, Poty brut e Lunar Prosecco e o suco de uva Campo Largo.


Vinícola, vinhedo e restaurantes

O enoturismo vem incrementando a produção de vinhos nessa região. Em alguns casos no mesmo local há a vinícola, vinhedo, restaurante e local de lazer, o que desperta a atenção do público visitante. A Vinopar vem estimulando o enoturismo e a enogastronomia no Paraná. Esses segmentos do turismo buscam um passeio motivado pela apreciação do vinho e, em alguns casos, contemplação dos vinhedos.

Entre as fundadoras da Vinopar estão: Vinícola Araucária, Vinhos Santa Felicidade, Família Zanlorenzi, Vinícola Fardo, Vinícola Franco Italiano, Cave Colinas de Pedra, Vinhos Durigan, Vinícola Legado e Copasol Trentina.

 

Colaborou

Patrícia Guaselle,
especial para o Bem Paraná