Turismo cultural é o que mais atrai visitantes a Minas Gerais; veja pesquisa

Ouro Preto. Foto: Rodolfo Vilela

O turismo cultural é o que mais atrai o turista que busca cidades como Ouro Preto. Foto: Rodolfo Vilela

Com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes em Minas Gerais durante a baixa e média temporada do ano de 2017, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) realizou a Pesquisa de Demanda Turística. As informações foram recolhidas entre os dias 16 a 29 de janeiro, com aplicação de 2.733 questionários em 39 municípios mineiros determinados de forma estratégica. Para o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, a pesquisa que é realizada desde 2006, é essencial para traçar as estratégias de gestão e do setor de forma ampla. “O estudo fornece uma série histórica de grande importância para análises estatísticas, gerando dados concretos do turismo. Assim, conseguimos criar políticas eficazes para as atividades que envolvem o setor alcançando resultados positivos em demandas desenvolvidas pela nossa equipe”.

Motivo – Pelo menos 37% das pessoas que viajaram a lazer ou a passeio. Logo atrás, estão os motivados a visitar amigos e parentes (30%) e após, vem os motivados a negócios com 16%.

Preferência –  46% buscaram o turismo cultural.  Os que buscaram o contato com a natureza – ecoturistas – representaram 33%, seguido dos 6% que procuraram eventos e/ou diversão noturna.  O Circuito Turístico Serra da Canastra foi o mais citado com 28,5% (Araxá, Sacramento e São Roque de Minas são alguns municípios que compõem o circuito). A cidade de Belo Horizonte foi lembrada por 17% dos entrevistados, entrando na lista ocupando o segundo lugar das intenções de destinos. O Circuito Turístico dos Diamantes ficou em terceiro lugar com 15% (Diamantina, Gouveia e Serro são alguns dos municípios que fazem parte do circuito).

Perfil –  62% dos visitantes são do próprio Estado de Minas Gerais, seguido por São Paulo (15%) e Rio de Janeiro (10%). A idade média dos pesquisados foi de 37 anos.

Organização da Viagem –  50% dos visitantes afirmaram que já conheciam a cidade na qual foram entrevistados e 93% citaram que organizaram a viagem por conta própria. Nota-se também que 52% chegaram à cidade visitada de ônibus rodoviário.

Opinião – 88,2% dos entrevistados afirmaram que a visita em Minas Gerais atendeu ou superou as expectativas. 90% dos visitantes ainda afirmaram que pretendem retornar ao Estado nos próximos dois anos. O nível de satisfação do visitante recebeu nota média de 8 numa escala de 1 a 10. Destaque para os serviços de hospitalidade (8,9), gastronomia/restaurantes (8,8) e qualidade da hospedagem (8,8).

Permanência – O tempo médio de permanência no Estado durante essa temporada foi de 8,7 dias. Os visitantes motivados pelo lazer ficaram em média 4,4 dias e os visitantes motivados a negócios permaneceram 16,7 dias.

Gastos – Em relação aos gastos realizados durante a viagem, a pesquisa apontou que cada visitante desembolsou em média R$106,60 por dia, totalizando um gasto de R$927,42 em toda a sua viagem.

Gastronomia – A cozinha regional  foi considerada como a principal imagem do Estado pelos visitantes. 24% dos entrevistados afirmaram que ao pensarem nas palavras “Minas Gerais”, produtos da culinária tradicional mineira foram os mais citados.

Pin It

Comments are closed.