Sem categoria

Temporada de baleias jubarte começa no sul da Bahia

A histórica cidade de Caravelas já recebeu muitos visitantes ilustres desde a descoberta do país. Em 1503, os portugueses navegaram pelo rio Caravelas e anos mais tarde em 1830, o inglês e naturalista Charles Darwin também ficou maravilhado com a rica fauna local. No entanto, entre os meses de julho e novembro a costa da Bahia recebe em suas águas um espetáculo à parte.

Visitantes ilustres que buscando um local tranquilo escolheram o pequeno e charmoso arquipélago de Abrolhos como refúgio. As baleias jubarte passam a maior parte do ano próximas aos polos, onde se alimentam de pequenos peixes e crustáceos, mas em meados de junho as elas iniciam seus movimentos migratórios em busca de águas mais quentes e rasas com um único objetivo: perpetuar a espécie.

Turistas observam baleia jubarte na BahiaTuristas observam baleia jubarte na Bahia

Créditos: Instituto Baleia Jubarte/ Enrico Marcovaldi

Turistas observam baleia jubarte na Bahia

Graças ao fato de ser um pequeno pedaço de paraíso na terra, o local recebe todos os anos uma grande quantidade de turistas que vem não só atraídos pela exibição e acrobacias das baleias Jubarte, mas também para caminhadas e observação de aves.

Para proteger e preservar a grande biodiversidade de espécies existentes no local, em 1983 o Ibama criou o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil e posteriormente, em 1988 nasceu o Instituto Baleia Jubarte, organização não-governamental cujo objetivo é dar suporte às ações de conservação e pesquisa do projeto.

Mamferos que chegam a pesar at 40 toneladas do show de acrobaciasMamferos que chegam a pesar at 40 toneladas do show de acrobacias

Créditos: Enrico Marcovaldi/Instituto Baleia Jubarte

Mamíferos que chegam a pesar até 40 toneladas dão show de acrobacias

Abrolhos, é composto por cinco ilhas e está localizado a aproximadamente 70 km da costa da Bahia, Caravelas, Alcobaça, Nova Viçosa e Prado são as principais cidades da zona costeira do Extremo Sul baiano e portos de saída para o incrível arquipélago.

Hospedagem

A Pousada Casa de Maria é o lugar perfeito para sua estadia. Localizada em Prado há apenas 250 m da praia, o local já se tornou referência em hospedagem na região graças ao seu charme rústico e simplicidade. Juntamente com a Catavento, a pousada preparou condições especiais para que você possa desfrutar dessa aventura com toda a comodidade e gastando pouco.