Storytelling e produtos de experiência são diferencial para promover destinos, afirma Embratur

Bruno Reis, Coordenador de Inteligncia da Embratur

Bruno Reis, Coordenador de Inteligência da Embratur

Em constante mudança, o Turismo é conhecido por ser um segmento dinâmico. “As preferências e demandas dos consumidores mudam muito de um ano para o outro em relação aos produtos”, explica o coordenador de inteligência da Embratur, Bruno Reis. O fator vira um complicador no momento de investir verbas em promoção. Para isso, Reis explica que os executivos precisam analisar constantemente como se comportam os países emissores de turistas para o Brasil.

Pensar em como os turistas buscam informações sobre o destino e quais os meios utilizados (impresso, online, blogs, televisão etc), qual o perfil dos visitantes e o que gostam de fazer quando em viagens é uma forma de melhor direcionar os investimentos e atingir de maneira mais certeira o público alvo.

“É importante entender o perfil para oferecer produtos direcionados. É incrível como o mercado e as demandas mudam em apenas um ano. As pessoas tem que entender que a estratégia precisam se adaptar às mudanças. As empresas precisam ficar de olho no que está acontecendo e oferecer produtos de acordo com as demandas”, enfatiza Reis.

O coordenador ainda explicou que é essencial que os produtos sejam voltados para a experiência do turista. Para isso, é importante criar um Storytelling, ou seja não apenas apresentar o produto, mas contar uma história, criando uma experiência para o cliente. “Os produtos tem que ter uma história que envolva o turista, incentivando-o a conhecer o lugar, a criar uma experiência”, esclarece o executivo. Reis afirma que é importante envolver o turista com os moradores locais, contando um pouco da história e cultura de forma a criar uma experiência.

“A pessoa que quiser a experiência, ela vai pagar qualquer preço, ela é priceless. Temos que desconectar um pouco  da ideia de que o destino não tem estrutura. A estrutura não é apenas acesso até o local, não é físico. Estrutura é apoio”, enfatiza o coordenador que lembra da Rota das Emoções, onde o turista passeia por dias em um 4×4 em estradas de terra.

Para desenvolver estratégias mais completas e baseadas em informações e dados, Bruno Reis lembrou que a Embratur se disponibiliza para criação de projetos de promoção integradas. “Em uma feira internacional os empresários trabalham conosco. Os secretários precisam procurar o MTur e a Embratur para alinhar as estratégias. Podemos ser um braço para ajudar a criar um plano de promoção”, finaliza.

Embratur cria Boletim para identificar perfil dos países emissores – A fim de identificar o perfil dos turistas que vem para o Brasil e como consomem os produtos brasileiros, a Embratur junto aos Escritórios Brasileiros de Turismo, presentes em 13 países, criou o Boletim de Inteligência Competitiva. O documento apresenta de forma simples, como os principais países emissores de turistas para o Brasil se comportam e o que produtos buscam. “O Boletim ajuda ao empresário à investir a verba de promoção, escolhendo em que canais atuar e que tipo de nicho promover”, pontua Reis. Disponível online, o boletim é semestral e está em sua segunda edição.

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