Singapore Airlines coloca futuro das operações do A380 em xeque; entenda

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Singapore pode ser mais uma companhia a se despedir das operações do icônico A380

A Singapore Airlines (SIA) está decidida. Só vai encomendar mais aeronaves modelo A380 caso a demanda de passageiros se mostre convicente até 2017. A companhia, que se tornou a primeira a operar o superjumbo lá em 2007, tem atualmente 19 unidades em sua frota e mais cinco encomendadas. A expectativa é que a SIA passe a receber os novos e restantes A380s a partir do 2S17, enquanto alguns contratos de leasing vão expirando.

Airbus está a décadas de recuperar custos de desenvolvimento do A380

A questão que a companhia precisa resolver é: continuar com as operações do A380 ou buscar modelos menores e mais eficientes? Para o vice-presidente Comercial Mak Swee Wah, as operações do A380 se encaixam perfeitamente em rotas que integram duas cidades com ofertas densas de cargas e passageiros. Wah também concordou que o desenvolvimento do superjumbo, na década de 2000, acontecia em uma época bem mais otimista para a indústria mundial de aviação, que já vê nas aeronaves de médio porte (midsize) a salvação para o corte do custo operacional e, consequentemente, a possibilidade de registrar um balanço mais equilibrado de suas receitas.

Enquanto a Singapore Airlines ainda não toma uma decisão, analistas acreditam que tem um mercado para o A380 que vai crescer rapidamente em breve: o de seminovos. Companhias como a Malaysia Airlines, por exemplo, já afirmaram que vão acelerar a retirada de todos os superjumbos de sua frota, ao troca-los por aeronaves menores. Com isso, essas aeronaves passariam a ser comercializadas em um mercado de segunda mão. Mas a companhia conseguirá um comprador? Se depender da British Airways, quem sabe. A britânica já indicou a necessidade de adquirir mais aeronaves widebodies, mas quer evitar as encomendas para unidades zero km.

Com o contínuo enfraquecimento no número de encomendas do A380, a Airbus se viu obrigada em cortar a produção de 27 aeronaves em 2015 para apenas 12 em 2018. Este é o reflexo da nova tendência que surge na indústria mundial de aviação, algo que a SIA passou a seguir. A companhia prepara uma renovação completa de frota, com mais de 65 aeronaves A350s encomendadas. Em 2018, a empresa ainda pretende retomar operações para Nova York e Los Angeles, mas neste caso utilizará o A350-900ULR.

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