Sem categoria

Série mostra destinos nacionais alternativos para as férias

Passar uma temporada em um quilombo? Passear por uma floresta petrificada? Fazer um tour de bicicleta por uma plantação de erva-mate? Destinos nacionais pouco (ou nada) explorados pelos brasileiros ganham destaque no quadro #PartiuFérias, exibido no programa “Como Será?”, que vai ao ar nas manhãs de sábado da TV Globo. As reportagens abordam aspectos educativos, sociais e ambientais de lugares como as praias amazônicas e o Itaimbezinho, formação rochosa com cerca de 130 milhões de anos no Rio Grande do Norte.

Globo/Divulgação

Fotos: Globo/Divulgação

Neste sábado, dia 19, o roteiro é nas praias amazônicas da região de Arapiuns, na cidade de Santarém (PA). A região abriga 68 comunidades e quilômetros de praias que só aparecem durante o verão amazônico, época de seca na região. A reportagem começa com um passeio de barco pelo Rio Tapajós, onde os visitantes testemunham o encontro do azul com as águas de tonalidade barrenta do Rio Amazonas. Chegando ao Arapiuns, aparecem as praias de Ponta Grande –quase deserta– e São Pedro, a maior delas, onde cerca de 200 famílias vivem do artesanato com a palha do tucumã e da pesca. A mais procurada da região é a praia do Icuxi.

PRAIAS_AMAZONICAS4PRAIAS_AMAZONICAS4

Outro destaque é a Floresta Nacional do Tapajós, no município de Belterra, a cerca de 50 km de Santarém. Controlado pelo Instituto Chico Mendes, o parque possui 600 mil hectares de montanhas, lagos e floresta nativa, além de 160 km de praias que só surgem na estação seca, como Jamaraquá e Maguary. Toda a região é propícia para a prática de esportes radicais, canoagem e trilhas ecológicas. O cardápio é o tradicional da Amazônia, com pratos feitos de peixes como o tambaqui e o pirarucu.

PRAIAS_AMAZONICAS2PRAIAS_AMAZONICAS2

O programa do dia 26 leva o público ao Vale dos Dinossauros, que fica na cidade de Sousa, sertão da Paraíba, a 430 km de João Pessoa. Lá, os visitantes podem ver réplicas de animais pré-históricos e pegadas gigantes de espécies que passaram pela região há mais de 120 milhões de anos. Um programa que encanta crianças e adultos.

Pacatuba, no Ceará, já foi cenário de vários filmes e é a dica de roteiro do programa que vai ao no dia 2 de janeiro. O lugar é indicado para quem busca adrenalina e turismo de aventura. A reportagem mostra voo de parapente, as piscinas naturais da bica das Andreias e tirolesa. Essa última é o destaque na região: ela é conhecida como ‘Assombrosa’ por contar com um percurso de 330 metros de descida em alta velocidade em meio à paisagem serrana de Pacatuba. É a primeira tirolesa em área seca da região, o participante não tem contato com água no final da descida.

PRAIAS_AMAZONICASPRAIAS_AMAZONICAS

MaToPiBa é a última fronteira agrícola do Brasil, que reúne cidades dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia em torno de tecnologias modernas de alta produtividade. É o destino certo para quem se interessa em conhecer projetos voltados para o desenvolvimento sustentável em pleno cerrado brasileiro.

O ponto de partida do passeio é a baiana Barreiras, cidade em franca expansão para receber os visitantes no novo circuito do ecoturismo do oeste baiano. Em São Desidério, também na Bahia, o turista se vê diante de leque de opções de programas em contato com a Natureza: rios, cachoeiras, lagos, paredões, corredeiras, trilhas e mais de 21 grutas. Também é possível praticar cavalgada na região. Em Correntina, cidade banhada pelo rio Corrente, o destaque fica por conta da região chamada de Sete Ilhas, todas banhadas pelo rio.  A região de MaToPiBa é a pauta do #PartiuFérias do dia 9 de janeiro.