Senac RJ realiza 1° Comitê Técnico Setorial sobre o setor de Turismo no RJ

Ana Claudia_creditoHelio Melo_Senac RJ 2

As lideranças foram recebidas pela diretora do Senac RJ, Ana Cláudia Martins (foto: Helio Melo/Senac RJ)

O Senac RJ recebeu as principais lideranças do setor de Turismo do Rio de Janeiro para o primeiro encontro do Comitê Técnico Setorial, na última sexta-feira (23). A iniciativa é uma ferramenta de escuta do mercado acerca das demandas do mundo do trabalho, da sociedade e dos diversos setores atendidos pela instituição. O evento teve como objetivo promover a aproximação entre a instituição de ensino e os representantes da área, que apresentaram desafios, necessidades e sugestões que se tornarão subsídios para o desenvolvimento de cursos e projetos educacionais voltados para a capacitação dos profissionais.

As lideranças foram recebidas pela diretora do Senac RJ, Ana Cláudia Martins. “Nosso objetivo é que o Senac RJ atue dentro de sua missão e, para isso, estamos estreitando o relacionamento com esse importante setor para ouvir as demandas de quem emprega esses profissionais, para que possamos elaborar um portfólio de cursos assertivo. Entendemos que é fundamental garantir não apenas o conhecimento técnico, mas também oferecer um itinerário formativo que permita uma qualificação ampla, garantindo assim a excelência de nossa educação profissional”, afirmou.

Na palestra “Papel do Turismo para o desenvolvimento econômico e social: desafios e oportunidades”, o diretor de Relações Institucionais do Senac Nacional e membro do Conselho de Turismo e da Câmara Empresarial do Turismo, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antônio Henrique Borges de Paula, abordou os desafios e perspectivas do setor no Brasil. “Enquanto no mundo, o Turismo é a terceira maior atividade econômica, representando 10% do PIB Mundial, no Brasil o setor responde por apenas 3,2% do PIB. No Rio de Janeiro, especialmente, essa é uma vocação que precisa ser desenvolvida e uma saída é entender que trata-se de uma atividade territorial, que requer um tratamento diferenciado por região”, avali.

Participaram da reunião representantes de instituições como Senac Nacional, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Sesc RJ, Rio Convention e Visitors Bureau, Associação Brasileira da Industria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH), Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV RJ), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Secretaria de Transportes e de Educação, Sebrae, SindRio, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e de empresas como CVC, Rede Othon, Amtur e Riale Hoté.

Pin It

Comments are closed.