Entretenimento

São Paulo recebe dia 23 de setembro ação do Dia do Portador de Marcapasso

No próximo dia 23 de setembro será realizada a terceira edição do Dia do Portador de Marcapasso  em todo o país. A iniciativa é organizada pela ABEC/DECA – Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial e, este ano, tem como tema “Não deixe o seu coração sair do ritmo, tome uma medida de pulso”.

O  objetivo da ação é mostrar aos brasileiros a importância de procurar um cardiologista ao perceber determinados sintomas, como cansaço fácil, tontura, desmaio e palpitação. Para isso, serão distribuídas cartilhas explicativas e realizadas palestras didáticas sobre quando o implante é necessário. As duas inciativas anteriores, em 2014 e 2015, atingiram cerca de 30 mil pessoas cada.

Confira os locais em que serão realizadas as ações em São Paulo:

21 de setembro:

– Unidade Ambulatorial da Cirurgia Cardiovascular (Rua Coronel Lisboa, 442), das 8h às 12h

23 de setembro:

–  Praça Oswaldo Cruz (em frente ao Shopping Paulista), das 8h às 17h.

–  Ambulatório de Marcapasso do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 500), 10h – Lançamento do documentário e do livro “Passos que Marcaram as Vidas”.

–  Hospital TotalCor (Alameda Santos, 774), das 7h às 19h

 A campanha espera desmistificar o marcapasso. Muitos leigos acreditam que o portador do dispositivo não pode fazer atividades corriqueiras, tendo um dia a dia extremamente limitado, o que não é verdade.

Outra meta é sensibilizar os gestores responsáveis pela saúde no país para que todos os pacientes que necessitam de marcapasso, ressincronizador e cardiodesfibrilador tenham acesso mais fácil aos implantes, principalmente nas regiões brasileiras mais carentes.

marcapasso