San Francisco além do Super Bowl 50

O maior evento televisivo dos Estados Unidos, o Super Bowl acontece neste domingo, dia 7, em San Francisco, na Califórnia. A final do campeonato de futebol americano (NFL, em inglês) também é conhecida, entre outras coisas, por ter o minuto publicitário mais caro do mundo.

A 50ª edição será disputada entre o Carolina Panthers e o Denver Broncos, no Levi’s Stadium, casa do San Francisco 49ers. Com capacidade para 68.500 pessoas, o estádio foi inaugurado em 2014 depois de uma reforma de mais de US$ 1,2 bilhão.

Rich Niewiroski Jr./Wikimedia Commons

A Golden Gate  considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros CivisA Golden Gate  considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis

A Golden Gate é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis

O pessoal do ViajaNet fez uma seleção de atrações imperdíveis em San Francisco. Confira abaixo:

San Francisco é a verdadeira terra da liberdade na América do Norte, um dos berços do movimento hippie (que dominou todas as vertentes da sociedade e da cultura americanas a partir da segunda metade do século 20). É possível sentir o clima ao visitar o antigo ancoradouro Fishermen’s Wharf, que conta com lojas, restaurantes e bares repletos de pessoas –e, com sorte, alguns leões marinhos prestando uma visitinha.

Tão famosa quanto a Estátua da Liberdade em Nova York, a Golden Gate encanta os residentes e visitantes de “San Fran” com seus arcos e linhas avermelhados em uma construção exemplar que mistura engenharia e arte.

Cenário –ou pano de fundo– de dezenas de filmes e séries de TV, a ponte é um dos símbolos mais famosos da Califórnia e dos Estados Unidos como um todo.

Event/Wikimedia Commons

AlcatrazAlcatraz

Vista da ilha de Alcatraz, com o presídio ao fundo

Outro ponto que vale a visita é a ilha de Alcatraz, localizada no meio da baía de San Francisco. Inicialmente utilizada como base militar, mais tarde foi convertida em uma prisão de segurança máxima, tornando-se a mais famosa do mundo em seu período de atividade –muito por conta dos criminosos que trancafiou, como o gângster Al Capone. Atualmente, é um ponto turístico operado pelo National Park Service junto com a Área de Recreação Golden Gate.

Lombard Street

image006_1image006_1

A rua mais sinuosa do mundo foi idealizada por um morador da região e existe desde 1922. Ao longo dos anos, o trecho entre a Leavenworth St. e a Hyde St. ganhou oito novas curvas para facilitar a descida dos carros. A rua ficou famosa entre os moradores de San Francisco, bem como entre os turistas.

Yosemite National Park

image007_1image007_1

Área protegida desde 1864, o Parque Nacional Yosemite é muito conhecido por suas quedas d’água, mas dentro de seus 3 mil km², é possível encontrar vales profundos, grandes campos, sequoias gigantes e centenárias, e muitas belezas naturais. A maneira mais comum de chegar ao Yosemite, para os visitantes que estão em São Francisco, é o tour em ônibus, mas para aproveitar ao máximo o que o local tem a oferecer, o mais indicado é alugar um carro e passear livremente pelo trajeto.

Pier 39

image008_1image008_1

Ponto ideal para relaxar à beira do cais, o Pier 39 conta com uma das vistas mais privilegiadas de toda a cidade de San Francisco. De lá, é possível avistar a Golden Gate e a ilha de Alcatraz se o dia estiver sem fog.

Chinatown

image009_1image009_1

Chinatown existe em todo lugar. A comunidade oriental de San Francisco, no entanto, não só é a mais antiga dos Estados Unidos –existe de 1848– como também é a maior do mundo fora da Ásia. A presença de imigrantes chineses é tão forte na cidade que placas de identificação, letreiros, cardápios, panfletos informativos e outros estão todos em três línguas: inglês, espanhol e chinês.

Santa Clara

Divulgação

O Levis Stadium, casa do San Francisco 49ers, ser palco do maior eventos esportivo dos Estados UnidosO Levis Stadium, casa do San Francisco 49ers, ser palco do maior eventos esportivo dos Estados Unidos

O Levi’s Stadium, casa do San Francisco 49ers, será palco do maior eventos esportivo dos Estados Unidos

A cidade de Santa Clara, a pouco mais de 70 quilômetros de San Francisco, é a verdadeira sede do Super Bowl 50. O Levi’s Stadium é a casa do San Francisco 49ers desde 2014, e sediará pela primeira vez a final da NFL. A localidade também é conhecida por fazer parte do Vale do Silício, região símbolo da revolução tecnológica americana, e é a sede de empresas como Intel, Sun Microsystems e NVIDIA, entre muitas outras do setor.

Super Bowl 50

Carolina Panthers e Denver Broncos fazem a final da NFL cercados de ineditismos, a começar pelo nome oficial da partida: ao invés dos tradicionais numerais gregos –em 2016, seria a letra L–, a edição exibe o numeral 50 em algarismos romanos na cor dourada. Confira outras curiosidades sobre os times que disputam a taça:

image002image002

Pin It

Comments are closed.