Roteiro para conhecer Roma como os romanos

Roma certamente é uma das cidades mais charmosas e românticas de toda a Europa. Além de ser testemunha viva da história, ela soube se reinventar através da gastronomia, atrações culturais e de uma vida noturna agitada.

Shutterstock/Divulgação/Dubbi

shutterstock-forum-romanoshutterstock-forum-romano

Vista das ruínas do Fórum Romano (antigo centro comercial)

Os viajantes do Dubbi, plataforma colaborativa de viagens, reuniram algumas dicas para aproveitar o berço do Império Romano.

Roma em um dia

Não tem jeito: conhecer Roma demanda dias, até semanas! Mas, seja em uma escala ou como parte do mochilão, é possível sentir um gostinho da cidade em apenas um dia. Do aeroporto, pegue o Leonardo Express (cerca de R$ 50), trem expresso que leva até a estação Roma Termini em cerca de meia hora.

Para quem tem pouco tempo, a sugestão é comprar antes pela internet o ingresso para conhecer o Coliseu (R$ 60), que ainda dá direito de entrar no Museu Palatino, que reúne acervo dos achados de escavações feitas no local de fundação de Roma, e no Fórum Romano (antigo centro comercial). Só esses três passeios já vão consumir boa parte do seu dia, se feitos com calma.

Para tomar um “gelato”, vá ao Circo Máximo, arena romana que servia de entretenimento aos imperadores e à população e cujo gramado é usado como passeio ao ar livre por turistas e moradores.

Shutterstock/Divulgação/Dubbi

Giardino degli Aranci, um dos lugares onde é possível ter uma vista panorâmica de Roma

Em Roma como os romanos

Nada de Coliseu ou Capela Sistina. Esse passeio é para conhecer a cidade como se fosse um morador local, sem os locais mais badalados.

Para, a viajante Iracema Genecco, de São Paulo, andar a pé e explorar a cidade é uma das melhores formas de se sentir como um morador. Até porque grande parte das ruas e avenidas são planas e fáceis de serem exploradas. Visite o Campo de Fiori, uma praça no centro de Roma, aos sábados pela manhã, pois lá funciona um mercado a céu aberto que conta com massas, frutas, quitutes em geral e artesanato. E conheça cada quarteirão de Garbatella, histórico bairro de Roma.

A viajante Amaranta Damous, do Rio de Janeiro, dá a dica de dois lugares para quem quer ter uma vista panorâmica da cidade: Giardino degli Aranci e Passeggiata del Gianicolo.

Já quando o assunto é comida, Ellen Nascimento, de Belo Horizonte, recomenda a Trattoria Pizzeria da Simonetta, por ser uma cantina com ambiente familiar, com “a melhor mussarela de búfala e o melhor vinho de jarra, além de um carbonara de comer de joelhos. É o retrato da Itália”, diz a viajante.

Baladas e bares

Shutterstock/Divulgação/Dubbi

shutterstock-Trastevereshutterstock-Trastevere

Vista da região de Trastevere, em Roma

A viajante Elaine Moraes, de Campinas, indica Testaccio, antigo bairro operário que hoje é conhecido como “bairro cool”, onde moram artistas, intelectuais, designers. As melhores opções de vida noturna são Akab Club, Goa Club, Radio Londra, Nazca e BeBop Jazz Club.

Outro ponto para aproveitar a noite romana é em Trastevere. Para a viajante Tatiane Remígio, do Recife, o ideal é começar a noite em um ristorante ou uma trattoria e depois finalizar a noite em um dos muitos bares da região, em que as pessoas se aglomeram nas ruas, praças e calçadas. Ela indica o Mr. Brown, que não é muito grande e só vende bebidas, mas é um ambiente ideal para conhecer novas pessoas.

Veja mais dicas de roteiro em Roma aqui.

Pin It

Comments are closed.