Rede francesa de hotéis Accor compra bandeiras de luxo Fairmont e Raffles

A rede francesa Accor anunciou, nesta quinta-feira (10), a aquisio do grupo canadense Fairmont Raffles Hotel International, detentor de trs bandeiras de hotis de luxo –Fairmont, Raffles e Swisstel.

A empresa controla 155 hotis e resorts (40 deles em desenvolvimento) em 34 pases, incluindo alguns estabelecimentos icnicos, caso do The Plaza, de Nova York (EUA), e do The Savoy, de Londres (Inglaterra), que funcionam sob a bandeira Fairmont, e do Le Royal Monceau – Raffles, de Paris (Frana) –na Amrica do Sul, s h estabelecimentos do grupo no Peru e no Equador.

A aquisio, estimada em cerca de US$ 3 bilhes (R$ 11 bilhes), envolveu o pagamento de US$ 840 milhes (R$ 3,2 bilhes) mais a cesso de aes da Accor a dois fundos que eram scios da FRHI; a autoridade de investimentos do Qatar e um fundo privado da famlia real da Arbia Saudita, passaro a ter, respectivamente, 10,5% e 5,8% das aes de capital da Accor.

O acordo ainda depende da anlise e aprovao de autoridades antitruste e faz parte, segundo analistas, de uma estratgia das grandes redes hoteleiras de ganhar corpo para enfrentar a concorrncia de novos atores no mercado, como o Airbnb.

Trata-se, por exemplo, da segunda grande aquisio do setor em pouco menos de um ms; no meio de novembro, a Marriott anunciou a compra da Starwood, dona da rede Sheraton, por US$ 12,2 bilhes (R$ 46,8 bilhes).

” absolutamente verdade que a escala importa hoje em dia”, afirmou, em entrevista dada nesta semana, o CEO da Accor, Sebastien Bazin.

Segundo o jornal americano “The Wall Street Journal”, a rede francesa espera, com a compra, aumentar as receitas vindas das bandeiras de luxo –notadamente de margens mais lucrativas–, de 20% do total para 35%.

Pin It

Comments are closed.