Quinta do Bill e muito mais na Festa das Vindimas

Remonta a 1963 a realização da primeira edição da Festa das Vindimas do Estreito de Câmara de Lobos, o mais antigo certame de promoção do Vinho Madeira. Tendo como palco principal a Quinta do Estreito, à data, o evento despertou grande sucesso com o Cortejo da Vindima, protagonizado por grupos folclóricos, homens transportando cestos com uvas e borrachos e entoando charambas e bailinhos, acompanhados de rajões, machetes e braguinhas.

Houve lugar à repisa de uvas ao vivo e provas de vinho, uma exposição de utensílios da produção vinícola e produtos das casas de vinho e muita animação, foguetes e iluminações.

Volvido meio século, é objectivo da Junta de Freguesia do Estreito reivindicar o destaque strange das Festas da Vindima e posicionar o certame com lugar de relevo no cartaz da promoção turística da Madeira.

O Estreito de Câmara de Lobos é o principal centro produtor de vinho da Madeira e repositório de um património vitícola inestimável, qualidades que potenciam o território e o evento, como centro do enoturismo na Madeira, especificidade que levou a autarquia de Câmara de Lobos a efectuar, no ano de 2014, o registo da marca “Estreito de Câmara de Lobos, Terra de Vinho”.

Ora, a próxima edição – a quadragésima – das Festas da Vindima, que decorrerá entre 8 a 10 de Setembro, contempla um programa de actividades culturais, (consultar caixa) gastronómicas e etnográficas inspiradas no universo da vitivinicultura através do qual é pretendido alavancar a notoriedade e o prestígio da freguesia e dos vinhos ali produzidos.

Quinta do Bill em foco

Um dos destaques ao nível da animação deste ano é o concerto dos Quinta do Bill, que têm actuação marcada para dia 9 de Setembro.

Composta por Bizarro, Cato, Miguel, Jorge, Dalila e Moisés, a banda Quinta do Bill completa, este ano, 30 anos de existência.

Foi em Setembro de 1987 na quinta de Guilherme, mais conhecido por Bill, que o projecto nasceu das mãos de Carlos Moisés, Paulo Bizarro e Rui Dias. Nesse ano, participaram na 1.ª Mostra de Música Moderna da Rádio Universidade de Coimbra e, em 1988, no 5.º Concurso do Rock Rendez-Vous no qual, por serem finalistas, ganharam o direito de gravar o tema ‘Zézé’, incluído na colectânea ‘Registos’.

A banda editou, em 1994, ‘Os Filhos da Nação’, álbum que chegou a disco de ouro e levou a banda a pisar nesse ano e no ano seguinte os palcos do País inteiro em duas digressões. Em 1996 editou o álbum ‘No Trilho do Sol’ novamente disco de ouro, onde estão incluídos temas conhecidos como ‘A Única das Amantes’, ‘No Trilho do Sol’ e ‘Se Te Amo’.

Mais recentemente, em 2015, foi editado em CD e DVD ‘Quinta do Bill-Sinfónico’, concerto realizado no Coliseu do Porto com a Banda Sinfónica Portuguesa. Em 2016 a banda lançou o 8.º disco ‘Todas as Estações’ com o ‘single’ ‘Faz Bem Falar de Amor’.

A banda regressa assim à Madeira depois do espectáculo que deu, em Julho, na Mostra Gastronómica de Santana.

Mas há muito mais para ver e ouvir na Festa das Vindimas do Estreito. Consulte o programa constituent no destaque.

Programa completo

8 de Setembro

19 horas – Torneio de Futebol das Vindimas

20h30 – Hélder Paulo e Letícia Abreu

21H30 – Eletro Band

23 horas – Bryan Wilson

1 hora – DJ Pedro Pestana

2h30 – Encerramento

9 de Setembro

10 horas – Vindimas ao vivo

11 horas – Cortejo Etnográfico com a participação de vários grupos:

Borracheiros do Porto da Cruz – Associação Cultural Flores de Maio

Borracheiros do Estreito de Câmara de Lobos

Bordadeiras do Estreito de Câmara de Lobos

Grupo Folclórico de Santa Rita

Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova

Grupo Folclórico da Quinta Grande

Grupo Folclórico Romarias Antigas do Rochão

Grupo Folclórico da Casa do Povo do Curral das Freiras

Associação de Animação Geringonça

Grupo de Escuteiros de Santa Cecília

Grupo de Expressão Musical e Dramática Sempre Jovem

Associação Caneca Furada

Associação Cultural Imperio da Ilha

Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos

Grupo do Restaurante ‘As Vides’

Grupo ‘O Cerradinho’

11h30 – Pisa e Repisa ao Vivo

12 horas – Concurso do Vinho ‘Quem é o mais rápido’

13 horas – Torneio de Futebol das Vindimas

16 horas – VIIª Marcha pela Saúde – GDE

18h15 – XV Grande Prémio das Vindimas – GDE

20 horas – Paulo Costa

21 horas – Heloísa Sousa Band

22h30 – Quinta do Bill

1 hora – DJ Sil

3 horas – Encerramento

10 de Setembro

9 horas – Torneio de Futebol das Vindimas

20 horas – Roni de Melo

21h30 – Espectáculo Miro Freitas Tour

00h00 – Encerramento

Article source: http://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-noticias/quinta-do-bill-e-muito-mais-na-festa-das-vindimas-EM1860732

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *