Sem categoria

Projeto mapeia cachoeiras da Estrada Real

Há cerca de dois anos, um projeto vem mapeado todas as cachoeiras que ficam na rota turística da Estrada Real, que abrange os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A iniciativa é dos jovens mineiros Pedro Mendonça e Rafael Cipriani. Apaixonados por turismo ecológico, eles identificaram a falta de informação e principalmente de acesso quando começaram a percorrer as cachoeiras da região de São João del Rei, cidade onde moram.

Divulgação

Cachoeira Janela do Cu, em Conceio do Ibitipoca, em Minas GeraisCachoeira Janela do Cu, em Conceio do Ibitipoca, em Minas Gerais

Cachoeira Janela do Céu, em Conceição do Ibitipoca, em Minas Gerais

O objetivo do projeto, segundo Mendonça, é mapear as cerca de 500 cachoeiras que ficam ao longo dos 1.600 quilômetros dos três caminhos –Caminho Velho, Caminho Novo e Caminho dos Diamantes– da Estrada Real, que liga Ouro Preto até Parati (RJ).

A primeira parte do projeto foi concluída no final do ano passado com o mapeamento de 180 cachoeiras do Caminho Velho, que liga Ouro Preto, na região central de Minas, a Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.

Divulgação

Cachoeira Santo Isidro,e m So Jos do Barreiro, no interior de SPCachoeira Santo Isidro,e m So Jos do Barreiro, no interior de SP

Cachoeira Santo Isidro,e m São José do Barreiro, no interior de SP

As informações estarão no aplicativo Cachoeiras Estrada Real, que será lançando nesta quarta-feira, dia 3.

Cada uma delas é descrita com vídeos, fotos e informações como localização, tempo médio de caminhada, nível de dificuldade, altura da queda d’água, dicas de segurança de modo a facilitar e orientar visitantes. As rotas foram marcadas com indicativo de bifurcações e partem sempre da sede da Prefeitura Municipal dos 21 municípios visitados até o momento.

“O usuário ainda contará com o acesso a serviços e informações sobre pousadas e restaurantes da rota, além de bancos, postos de gasolina, telefones de emergência e contato dos guias e receptivos locais, tudo geolocalizado no mapa”, conta Mendonça.

Divulgação

Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty (RJ)Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty (RJ)

Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty (RJ)

O aplicativo é totalmente gratuito para o usuário e será lançado primeiramente para sistema operacional Android. Para sistemas iOS, da Apple, o lançamento está previsto para março.

As demais cachoeiras que ficam nos trechos do Caminho Novo, de Ouro Preto ao Rio de Janeiro, e o Caminho dos Diamantes, que faz a ligação até Diamantina, serão mapeadas ainda este ano.

Estrada Real

A Estrada Real foi criado em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o transporte de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.