Privadas hi-tech viram objetos de desejo e atraem turistas ao Japão

Assentos com calefao, bid incorporado e um boto que simula o som de uma cascata para disfarar rudos incmodos. A popularidade dos sofisticados vasos sanitrios japoneses levou o governo a utiliz-los como atrativo turstico.

Os tecnolgicos sanitrios do pas do sol nascente –cujos preos podem chegar a superar os 2.000 –no so nada novos, mas sua crescente fama encorajou o Japo a consider-los uma ferramenta de promoo nacional tendo em vista a realizao dos Jogos Olmpicos de Tquio 2020.

Foi a ministra de Ativao da Mulher, Haruko Arimura, que recentemente fez a proposta ao considerar que os sanitrios vanguardistas como um instrumento perfeito para a promoo da cultura japonesa do “omotenashi” (hospitalidade), o que pode ajudar o turismo e de quebra a sua exportao.

Em fevereiro, durante a celebrao do Ano Novo chins, uma multido de turistas do pas vizinho que viajaram ao Japo aproveitou para adquirir um desses utenslios, que ficou entre os produtos favoritos dos turistas chineses.

De fato, China e Taiwan so os principais consumidores desse artigo fora das fronteiras japonesas, explicou Nariko Yamashita, do departamento de comunicao da Toto, uma das principais fabricantes japonesas de vasos sanitrios.

“Os asiticos gostam muito desse tipo de sanitrio, uma coisa cultural”, explicou Yamashita.

Apesar de ter vendido mais de 36 milhes de seus tecnolgicos vasos no mundo todo e de ter presena em mais de 18 pases e regies, o japons continua sendo seu nicho principal, algo que interessante se for levado em conta que a origem desses revolucionrios equipamentos no japonesa.

Tanto a Lixil como a Toto, as firmas lderes do setor, importaram o formato da Sua e dos Estados Unidos, onde nos anos 60 foram lanados produtos similares como equipamento mdico.

“A situao econmica no Japo era propcia, especialmente com o aumento de casas novas no final dos anos 80 e 90, embora entre os japoneses no existisse o hbito de limpar com gua o traseiro e utilizar um bid”, disse Yamashita.

Miyuki Otomo, da Lixil, confessa que h aspectos legais que dificultam sua exportao.

“Em muitos pases o vaso sanitrio fica no mesmo cmodo que a ducha ou a banheira, e existem restries para acrescentar novas tomadas de eletricidade. No Japo geralmente ficam em cmodos diferentes, por isso que mais fcil instal-lo”, explicou.

Estes sofisticados equipamentos so to populares no pas asitico –77,5% dos lares japoneses contam com um– que o governo os utiliza como medidor da prosperidade nacional.

“Para aumentar o nmero de usurios fora do Japo importante que as pessoas os conheam e sobretudo saiba utiliz-los”, assegurou a Toto.

Por isso, agora seu objetivo aumentar a promoo no resto do mundo e conseguir primeiro instal-los em hotis famosos e restaurantes.

Alm disso, com o objetivo de promover um primeiro contato dos estrangeiros com estes produtos, a companhia habilitou um espao no aeroporto internacional de Narita especialmente voltado aos turistas.

Situada no Terminal 2 do complexo, a denominada “Gallery Toto” conta com dez unidades abertas ao pblico desde o ms de abril, nos quais os viajantes podero descobrir logo aps aterrissar as virtudes de seus refinados banheiros.

O governo japons tambm quer contribuir. A ministra Arimura props incentivar que em todo o pas os estabelecimentos pblicos mantenham um alto nvel em seus lavabos.

Entre as medidas tambm se cogitou revisar as pobres instrues em ingls dos vasos sanitrios, de modo que sejam mais simples para os visitantes pouco familiarizados com eles e os incentive a adquirir um quando voltarem a seu pas.

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