Prefeitura de São Paulo busca sócio para Anhembi

(Da Redação) Foi anunciado nesta segunda-feira (18) pela prefeitura de São Paulo o lançamento de uma chamada pública para o recebimento de propostas para a ampliação e modernização do Pavilhão de exposições do Anhembi. O anúncio ocorreu na prefeitura de São Paulo e contou com o prefeito Fernando Haddad e o presidente da SP Turis, Wilson Poit.

De acordo com Poit, a partir desta segunda-feira começa o prazo para que os interessados se apresentem. “Após o período de credenciamento (10 dias) e da escolha do parceiro, faremos a licitação”, informou Poit que também é secretário municipal para Assuntos de Turismo de São Paulo.

De acordo com ele, os projetos apresentados devem abranger plantas de engenharia, arquitetura, estudos de viabilidade técnica e econômica e só então será lançado o edital de licitação. “Estima-se que em 120 dias  o edital esteja pronto”, disse.

“Trata-se de um chamamento aberto e estamos abrindo para ouvir os investidores. Não se trata, porém de privatização”, adiantou. Administrado pela SP Turis, o Anhembi completa este ano 45 anos.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, lembrou que a ampliação do Anhembi faz parte de um macro-projeto de seu governo denominado Arco do Tietê. “Uma exigência para os potenciais parceiros será o incremento do acesso. A ideia é que tenhamos uma conexão entre a estação Tiete para o Anhembi, seja de metrô, seja por aero-trem. Ajudará muito na logística, às margens do Rio Tietê.

Interessados e valor do investimento

A área objeto do chamamento público tem aproximadamente 300 mil metros quadrados e compreende o Pavilhão de Exposições (76 mil metros quadrados) que deverá ser reformado, o Palácio das Convenções do Anhembi, o auditório Elis Regina e o estacionamento. O sambódromo não está incluído.

Ainda, de acordo com Haddad, mesmo antes deste chamamento público, a prefeitura de São Paulo já tem sido procurada. “Acredito que haverá muita receptividade à proposta de parceria (ele não citou PPP – Parceria Público Privada) e já tenho sido procurado por potenciais investidores, mais de três grupos de investidores”, frisou.

Segundo Poit, uma das exigências para a parceria é o incremento de acesso ao local por meio de transporte público (Foto: DT)

Segundo o prefeito, “o Anhembi é um lugar privilegiado e queremos que o espaço consolide essa sua posição de líder”, afirmou. Segundo último levantamento da International Congress an Convention Association (ICCA-2015), São Paulo lidera o ranking de destinos de eventos, no Brasil e é a 34ª cidade do mundo que mais recebe eventos internacionais.

Para Poit, ainda não está definido o valor total do investimento. “O investimento privado gira em torno de 1,5 bi, 2,0 bi, tudo depende ainda do projeto finalizado”, esclareceu.

 

 

Pin It

Comments are closed.