Planejamento do turismo trará ganhos ao Estado

Um dos Estados mais procurados por turistas do Brasil e exterior, Santa Catarina enfrenta falta de investimentos no setor para potencializá-lo, gerando ainda mais renda o ano todo e podendo superar os mais de 12% que representa no PIB estadual. A ação conjunta de planejamento estratégico ao setor, que envolve a Federação das Indústrias (Fiesc), Fecomércio-SC e o Sebrae-SC, será lançada hoje, às 12h, no Sesc Cacupé. O trabalho está no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Indústria Catarinense (PDIC 2022), que foca medidas para o período até 2022. Contou com a colaboração do trade turístico, governos, terceiro setor, academia e indústria.
Como o turismo impacta a economia de forma ampla e transversal, direta e indiretamente, envolvendo mais de 50 atividades, o plano prevê ações para atrair investimentos em tecnologia, infraestrutura e formação de pessoas. Entre os obstáculos maiores para o setor crescer estão a falta de aeroporto, rodovias, hotéis e outros equipamentos. A pesquisa apurou que apenas seis municípios têm turismo desenvolvido, com os serviços necessários: Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, Joinville e Blumenau. 
     Municípios como Penha, que sedia o Beto Carrero World, e São Joaquim, que é o principal polo de enoturismo, carecem de hotéis, restaurantes e outros serviços. Um dos desafios é atrair capital para investimentos na rede hoteleira nas cidades que têm essa carência. 

Pin It

Comments are closed.